Abastecimento

Em Pernambuco, "desabastecimento não vai acontecer, mas estamos em alerta", diz presidente do Sindicombustíveis-PE

Filas em postos de combustíveis foram registradas na noite desta quarta-feira (8) na Região Metropolitana do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 08/09/2021 às 22:29 | Atualizado em 09/09/2021 às 11:39
Notícia
X

Atualizado em 09.09.21, às 11h38

Com os protestos dos caminhoneiros nesta quarta-feira (8), começaram a circular pelas redes sociais informações de que há risco de desabastecimento de combustível em postos de gasolina. No entanto, para Alfredo Pinheiro Ramos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicombustíveis-PE), até o momento, não há chances disso acontecer.

As manifestações começaram nessa terça-feira (7), na esteira dos atos de 7 de setembro, convocados pelo presidente. Na noite desta quarta-feira (8), havia concentração de caminhoneiros em ao menos 16 estados, incluindo Pernambuco. Em território pernambucano, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados bloqueios no quilômetro 43 da BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, e no quilômetro 83 da BR-408, em Paudalho, na Mata Norte. 

Por volta das 7h55 desta quinta-feira (9), os trechos interditados foram liberados pelos manifestantes.

"A gente está entendendo que isso (desabastecimento) não vai acontecer, mas estamos em alerta. Estamos monitorando a situação. Aqui em Pernambuco, até as 20h, não havia isso", afirmou Alfredo.

De acordo com o presidente do Sindcombustíveis, áudios e vídeos alertando para a falta de combustíveis no Grande Recife não condizem com a realidade. "As filas que têm são para o abastecimento de gás natural. Se você andar pelo Recife, você não vai encontrar fila para abastecer. Está tudo tranquilo", explicou.

Entretanto, nas redes sociais, imagens de pessoas formando filas para abastecimento estão se acumulando. Mesmo com o alerta do Sindicombustíveis, a bloqueio de caminhoneiros realizado em um ponto da BR-101, no município de Igarassu, foi o suficiente para gerar temor na população de desabastecimento. 

Alfredo classificou o ato realizado nesta quarta como algo "isolado". Segundo ele, não há razões para haver mais manifestações do tipo. "Foi muito pequeno, aqui só aconteceu um em Igarassu. Pelo conhecimento que eu tenho Brasil à fora, isso não vai perdurar. Eu não acredito que isso vá acontecer. Cada um no direito de ir e vir, a liberdade de expressão, mas vejo que o interesse é tumultuar", opinou.

Na noite desta quarta-feira (8), havia informações de filas em postos de cidades como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

BETO DLC/JC IMAGEM
Filas em postos de gasolina no Grande Recife - BETO DLC/JC IMAGEM
BETO DLC/JC IMAGEM
Filas em postos de gasolina no Grande Recife - BETO DLC/JC IMAGEM
BETO DLC/JC IMAGEM
Filas em postos de gasolina no Grande Recife - BETO DLC/JC IMAGEM
BETO DLC/JC IMAGEM
Movimentação em Santo Amaro, Centro do Recife - BETO DLC/JC IMAGEM

 

Tags

Autor