Postos de gasolina com movimento intenso no Grande Recife após bloqueios de caminhoneiros bolsonaristas em rodovias
Há informações sobre filas em postos localizados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista
Atualizada à 1h13
Com informações do repórter Adulccio Lucena, da TV Jornal
Temendo desabastecimento por conta de bloqueios de caminhoneiros, possibilidade até o momento descartada pelo Sindicombustíveis-PE, muitos motoristas estão formando filas em postos de gasolina do Grande Recife. Há informações de movimento intenso em postos de bairros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.
- Veja situação das estradas pelo Brasil, com bloqueios em ao menos 16 estados
- Porto de Suape opera normalmente, apesar de bloqueios em Pernambuco
- Rodovias são liberadas em Pernambuco, diz PRF
- Em áudio, Bolsonaro pede a caminhoneiros o fim de bloqueios em estradas; ouça
A manifestação dos caminhoneiros ocorre na esteira dos atos do 7 de setembro convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em Pernambuco, há uma mobilização na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, e outra na BR-408, em Paudalho, na Mata Norte.
A TV Jornal percorreu postos em Santo Amaro, no Centro do Recife, e em Olinda, e encontrou muita fila.
- Caminhoneiros voltam a bloquear BR-101 em Igarassu, no Grande Recife, diz PRF
- Caminhoneiros bolsonaristas fazem bloqueios pontuais em Pernambuco e outros estados
- PRF confirma fim de bloqueio de caminhoneiros na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife
- Bloqueios de caminhoneiros bolsonaristas. Veja como estão as estradas do Brasil
Sem risco de desabastecimento, até agora
Para Alfredo Pinheiro Ramos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicombustíveis-PE), até o momento, não há chances de ocorrer desabastecimento.
"A gente está entendendo que isso (desabastecimento) não vai acontecer, mas estamos em alerta. Estamos monitorando a situação. Aqui em Pernambuco, até as 20h, não havia isso", afirmou Alfredo.
De acordo com o presidente do Sindcombustíveis, áudios e vídeos alertando para a falta de combustíveis no Grande Recife não condizem com a realidade. "As filas que têm são para o abastecimento de gás natural. Se você andar pelo Recife, você não vai encontrar fila para abastecer. Está tudo tranquilo", explicou.
Entretanto, nas redes sociais, imagens e vídeos de pessoas formando filas para abastecerem carros se acumularam na noite de hoje. Mesmo com o alerta do sindicombustíveis, a bloqueio de caminhoneiros realizado em um ponto da BR-101, no município de Igarassu, foi o suficiente para gerar temor na população de desabastecimento.
Alfredo classificou o ato realizado nesta quarta como algo "isolado". Segundo ele, não há razões para haver mais manifestações do tipo. "Foi muito pequeno, aqui só aconteceu um em Igarassu. Pelo conhecimento que eu tenho Brasil à fora, isso não vai perdurar. Eu não acredito que isso vá acontecer. Cada um no direito de ir e vir, a liberdade de expressão, mas vejo que o interesse é tumultuar", opinou.