RECUPERAÇÃO

Donos de bares e restaurantes pressionam o governo para volta do horário de verão

Associação Brasileira de Bares Restaurantes (Abrasel) espera resposta do governo federal sobre o assunto até o final desta semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 27/09/2021 às 14:59 | Atualizado em 27/09/2021 às 15:35
Notícia
X

Associação Brasileira de Bares Restaurantes (Abrasel) esperam que o governo federal se posicione sobre  a volta, ou não, do horário de verão. A pressão dos empresários se justifica, segundo eles, porque com mais tempo de luz diurna, a tendência é o aumento no movimento dos estabelecimentos ligados a gastronomia. Além disso, o agravamento da crise energética colabora para o retorno do horário que adianta os relógios em uma hora. 

Em entrevista a CNN, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, disse acreditar que a pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, que aponta 55% da população favorável ao horário de verão, ajude na decisão do governo federal. “Minha expectativa é ter uma definição até a próxima semana e que passe a vigorar a partir do dia 15, 20 de outubro e vá até o mais próximo do final de março”, disse Solmucci.

TERCEIRA TENTATIVA

No início de setembro, pelo menos 15 entidades de turismo, alimentação e varejo entregaram um ofício ao governo federal com a defesa do horário de verão. No início de junho, empresários e outras entidades do setor de alimentação fora do lar, comércio e turismo fizeram o mesmo pedido ao presidente, e não tiveram resposta. 

Para o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o horário de verão, extinto pelo governo Bolsonaro em 2019, não traz economia significativa. Já para o setor de bares e restaurantes, com o horário de verão haverá crescimento no faturamento de, pelo menos, 10% por conta do aumento na demanda por happy hours. Segundo a Abrasel, 37% dos estabelecimentos ainda operam com prejuízo por causa da pandemia e esta seria um forma de recuperar parte das perdas. No setor de entretenimento e turismo, a expectativa é de uma alta de 30% no faturamento.

 

Tags

Autor