FRAUDES

Suspeitos de corrupção em cidades do Ceará movimentaram milhões

Seis pessoas foram presas até 8h30min desta quinta-feira, 21, em ação da Operação Hasta, que investiga a atuação dos criminosos em Fortaleza e Itatira por fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 21/10/2021 às 23:26
Notícia
X

Uma quadrilha especializada em fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público movimentou um total de R$ 132 milhões. Em sua segunda fase, a Operação Hasta investiga a atuação dos criminosos em Fortaleza e Itatira, município a 216 quilômetros da Capital. Seis pessoas foram presas até 8h30min desta quinta-feira (21). A matéria é do jornal O Povo para a Rede Nordeste.

90 policiais civis fazem parte da operação, enquanto 10 mandados de prisão estão sendo cumpridos. A primeira fase da ação policial foi iniciada em 6 de julho, prendeu duas pessoas em flagrante e bloqueou R$ 2 milhões em bens móveis, imóveis e valores. Os investigados eram suspeitos de usar laranjas para fraudar licitações milionárias com atuação em outros dois municípios além de Fortaleza e Itatira.

O nome da operação, Hasta, referencia uma expressão de origem áraba que significa “sob a lança”. A expressão indica que debaixo de uma lança nada deveria ser oculto, não podendo haver suspeitas em um contrato ou em um negócio.

Tags

Autor