Combustível

Preço do gás natural terá reajuste a partir de 1º de novembro

Segundo a Copergás, o segmento residencial é que terá um menor impacto, com apenas 3.3% de reajuste. O maior será para o segmento veicular: 7%

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 29/10/2021 às 19:08
Notícia
X

O preço do gás natural vai sofrer um reajuste a partir da próxima segunda-feira (1º). A Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) autorizou mais uma recomposição tarifária do valor do gás natural no estado, válido para o período entre 1º de novembro a 31 de dezembro de 2021. 

Esta tarifa se refere ao repasse do custo do combustível fornecido pela Petrobras e pelo grupo norte-americano NewFortress para a Copergás

A resolução que prevê o reajuste foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial de Pernambuco. De acordo com a norma, o percentual projetado de aumento médio equivale a 4,68%.

Segundo a Copergás, o segmento residencial é que terá um menor impacto, com apenas 3.3% de reajuste. O maior será para o segmento veicular: 7%. 

Veja quanto vai ser o aumento de cada tipo de gás natural:

Residencial: 3,3%
Comercial: 4,2%
Industrial: 3,8%
Veicular: 7%
GNC Veicular: 6,3%
Cogeração: 4,4%

Veicular

A recomposição tarifária de 7% no gás natural veicular incide na compra do gás natural pela Copergás, mas não necessariamente esse percentual será repassado pelos postos de combustíveis para o consumidor final.

O gás natural é muito utilizado como uma alternativa à gasolina - que tem tido altas recorrentes - sobretudo por motoristas de aplicativos de transporte particular. 

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço do metro cúbico do Gás Natural Veicular (GNV) é de R$ 3,729. Esse valor médio é calculado com base em uma amostragem feita pela própria agência. Com o reajuste, o valor final do gás não deve passar de R$ 4. 

Tags

Autor