TURISMO

Previsão de voos no Recife supera pré-pandemia, com quase 6 mil pousos e decolagens; veja os destinos

Mês de novembro conta com operações para 35 destinos, sendo 34 nacionais e um internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 05/11/2021 às 12:58 | Atualizado em 05/11/2021 às 12:59
Notícia
X

Com a chegada da alta estação, o Aeroporto Internacional dos Guararapes- Gilberto Freyre, no Recife, está retornando ao patamar pré-pandemia. Neste mês de novembro, a previsão, na verdade, já é de superar o número de pousos e decolagens registrados no mesmo de 2019, com um incremento de 4,34% no número de voos. 

Neste mês, o aeroporto receberá, entre pousos e decolagens, 5.917 voos. Esta é a primeira vez, dentro do cenário de pandemia, que o setor aeroviário ultrapassa números de 2019, o que leva ao crescimento real de 4,34% da aviação no terminal da capital.

Em termos de comparação, em novembro de 2019, o equipamento aeroportuário registrou 5.671 voos previstos, entre chegadas e partidas. A análise é feita pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur, a partir de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre as capitais de destaque do Nordeste, o Recife segue na liderança. A previsão é de que a capital pernambucana opere com média de 197 voos diários, ficando na frente de Salvador, que deve ter média de 149 voos, e de Fortaleza, que completa o ranking com 103 partidas e chegadas ao dia. 

O Aeroporto do Recife, para este mês de novembro, conta com a liberação da Anac para operar 35 destinos, sendo 34 nacionais e um internacional. No mês passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou duas portarias no Diário Oficial da União proibindo a ampliação de voos comercias no Recife. Medida que fora revogada. Os voos neste mês de novembro são para as seguintes cidades:

Aracaju

Aracati (CE)

Belém

Brasília

Campina Grande (PB)

Caruaru

Confins (BH)

Cuiabá

Fernando de Noronha

Fortaleza

Goiânia

João Pessoa

Juazeiro do Norte (CE)

Maceió

Manaus

Mossoró (RN)

Natal

Palmas

Patos (PB)

Petrolina

Porto Alegre

Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont)

Salvador

São Luís

São Paulo (Congonhas, Guarulhos e São José do Rio Preto)

Campinas (SP)

Ribeirão (SP)

Serra Talhada

Teresina

Vitória e Uberlândia (MG)

Para fora do Brasil, a ligação já em operação é para Lisboa, via TAP.


OUTROS AEROPORTOS


Além do Aeroporto do Recife, outros terminais do Estado apresentaram incremento na malha aérea em novembro. Os bons números também alcançam os Aeroportos de Fernando de Noronha e Petrolina.

O equipamento aeroportuário do Arquipélago terá média diária de oito voos (chegadas e partidas), o que totaliza 256 pousos e decolagens no mês. A previsão para novembro é de 103% em relação ao mesmo período em 2020, durante a pandemia. Já em comparação a 2019, o número de voos previstos já alcança 91% do estimado à época.

Outra porta de entrada importante para o turismo de negócios e de lazer é o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, que passará a operar, neste mês, com 11 voos diários. O terminal tem 327 pousos e decolagens estimados para o período.

 

Tags

Autor