energia elétrica

Volume recuperado de energia furtada em PE daria para abastecer cidades como Jaboatão e Olinda por 30 dias

Nos primeiros 9 meses de 2021, foram recuperados 202 milhões de kWh, 51% superior ao resultado do mesmo período de 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Inácio

Publicado em 11/11/2021 às 23:54
Notícia
X

A Neoenergia informou, nesta quinta-feira (11), que recuperou, nos primeiros nove meses deste ano, 202 milhões de KWh de energia elétrica que estava sendo furtada. O volume seria suficiente para abastecer cerca de 1,6 milhão de habitantes por um mês, ou mesmo os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Olinda e Camaragibe. Além de causar perigo e riscos de incêndio, por exemplo, parte do valor da energia furtado acaba sendo dividido entre todos os consumidores

Para chegar ao resultado, sem precedentes na história da distribuidora, foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes. De janeiro a setembro de 2021, a quantidade de energia recuperada foi 51% maior do que a registrada nos mesmos meses em 2020. Apenas esses 68 milhões de kWh a mais seriam suficientes para atender 567 mil clientes, o mesmo que a população das cidades de Olinda e Camaragibe por 30 dias.

Entre as 140 mil inspeções feitas pela distribuidora, foram substituídos 99 mil medidores obsoletos ou com defeito. "O montante recorde é resultado de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo. A intenção é mantermos o ritmo de atuação nos próximos meses e reforçar que o furto de energia não compensa e é crime! Uma hora essa conta chega para quem comete esse tipo de irregularidade", comenta Gustavo Santos, gerente de Recuperação de Energia da Celpe.

Ao todo, foram regularizados mais de 30 mil clientes clandestinos, que não possuem medidores de energia instalados, incorporando 11 milhões de kWh de energia ao mercado. Para regularizar a situação os clientes podem entrar em contato direto com à concessionária.

Veja como denunciar

Para evitar prejuízos e danos, os consumidores podem denunciar as irregularidades de forma anônima, através do site da distribuidora, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.

 

Tags

Autor