Consumidores poderão trocar recicláveis por desconto em combustível
Primeiro ponto fixo de troca de combustíveis é no Recife, mas a intenção é inaugurar ainda neste mês outro ponto em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco
Os pernambucanos podem agora trocar resíduos recicláveis por desconto na compra de combustível a através do projeto Vale Luz, iniciativa da Neoenergia Pernambuco. O projeto já previa a troca do material por desconto na conta de luz, mas o benefício foi ampliado e será concedido exclusivamente no ponto fixo inaugurado no Posto Arrecife, localizado na Avenida Presidente Dutra, 451 - Imbiribeira, próximo ao Restaurante Sal e Brasa.
- Celpe recebe recicláveis em 12 locais da RMR. A troca vai resultar em descontos na conta de luz
- Saiba como conseguir desconto de até 36% na sua conta da Celpe
O Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, sob a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a possibilidade de troca, o objetivo é incentivar a reciclagem de resíduos que seriam descartados no lixo comum de forma inadequada.
De acordo com a Neoenergia, mesmo quem fizer a troca dos recicláveis nos outros pontos do Vale Luz terá acesso ao desconto no combustível. Basta optar por ele ao invés do desconto na conta de energia e assim receber créditos da moeda simbólica do projeto, chamada de Merrecas. No Posto Arrecife, o cliente a apresenta e recebe a bonificação.
"Este é o primeiro posto que fechamos parceria para ajudar nossos clientes a ganharem desconto ao abastecer o carro. Nossa intenção é ampliar esse número. Além disso, vamos expandir o projeto também para a região Agreste. Ainda neste mês, vamos lançar nosso ponto em Limoeiro com uma grande novidade que também vai impactar na vida das pessoas", prometeu o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.
O Vale Luz foi lançado em 2008 e desde então já concedeu descontos na ordem de R$ 360 mil para 7 mil famílias do estado. Nos últimos 10 anos, foram recolhidas 1.400 toneladas de resíduos sólidos recicláveis.
Como funciona o Vale Luz
Materiais
O programa aceita materiais papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios, e até mesmo vidro e resíduo eletrônico, como televisão, celular e teclado. A entrega de óleo de cozinha também pode ser feita, mas o material precisa estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente.
Como participar
O consumidor pode fazer o cadastro em tendas itinerantes do programa Vale Luz e deixar os materiais do local. Equipes da Neoenergia também fazem o recolhimento porta a porta. Para o cadastro é preciso estar com as contas de luz em dia. É exigida a apresentação da última fatura e um documento com foto.
Os locais e datas dos pontos itinerantes estão disponíveis no site da Neoenergia Pernambuco (www.neoenergiapernambuco.com.br)