Reajuste

INSS começa a pagar aposentados e pensionistas com reajuste a partir de 25 de janeiro; veja calendário

Dos 36 milhões de beneficiários que receberão o reajuste anual, mais de 24 milhões ganham um salário mínimo e outros mais de 12 milhões recebem acima do piso nacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo, Agência Brasil

Publicado em 14/12/2021 às 16:26 | Atualizado em 14/12/2021 às 16:34
Notícia
X

Aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo devem ficar atentos ao calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o ano que vem. Os depósitos referentes a janeiro, já com o valor do piso nacional que for definido para 2022, serão pagos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Para aposentados e beneficiários do INSS que ganham mais que o piso, o primeiro pagamento com reajuste chegará entre os dias 1º e 7 de fevereiro, segundo informou o INSS.

O calendário anual de pagamentos para 2022 foi divulgado pelo Instituto Nacional no início de dezembro. Os dias exatos do primeiro depósito com reajuste anual, referente a janeiro, variam conforme o final do benefício - sem o dígito que aparece depois do traço. Os depósitos seguirão a sequência de anos anteriores, com um calendário para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha mais.

Para cada categoria, as datas de pagamento serão determinadas pelo número final do cartão, para aqueles que foram concedidos recentemente. Segundo o INSS, para aqueles que possuem o benefício há algum tempo, vale a data que recebem habitualmente. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos: Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O número a ser observado é o penúltimo algarismo, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço. Dos 36 milhões de beneficiários que receberão o reajuste anual, mais de 24 milhões ganham um salário mínimo e outros mais de 12 milhões recebem acima do piso nacional. O valor exato do novo salário mínimo, que passará a valer em 1º de janeiro de 2022, ainda será publicado pelo governo federal. 

Confira o calendário de pagamento de benefícios do INSS para 2022:

 

Divulgação / INSS
Calendário de pagamento do INSS em 2022 - Divulgação / INSS

 

 



Tags

Autor