SUSTENTÁVEL

Governo de Pernambuco adia prazo para a entrada de veículos à combustão em Fernando de Noronha

Os veículos a combustão são os que utilizam diesel ou gasolina. A intenção do governo do Estado é com que Noronha seja zero em emissões de carbono até 2030

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 31/12/2021 às 14:04 | Atualizado em 31/12/2021 às 14:09
Notícia
X

O governo do Estado publicou nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial do Estado uma alteração na Lei que estabelece um prazo para a entrada de veículos que utilizam combustíveis fósseis em Fernando de Noronha. Com o adiamento, podem entrar carros deste tipo na ilha até 10 de agosto de 2023. Antes, o prazo se encerrava em 10 de agosto de 2022. 

>> Fernando de Noronha vai receber voos diários da Latam

O adiamento ocorreu para atender aos pedidos dos taxistas de Noronha que informaram estar com dificuldade para comprar o veículo elétrico, que, geralmente, também é mais caro do que o que utiliza combustíveis fósseis, como a gasolina ou o diesel. 

Os veículos que usam combustíveis fósseis são poluentes e as suas emissões contribuem para o aquecimento global, eliminando gases como o carbônico. A intenção do governo do Estado é fazer com que Noronha seja carbono zero até 2030, o que é um grande desafio. 

Quase 90% da geração de energia de Noronha é produzida com a queima de óleo diesel em termelétricas. O arquipélago tem duas usinas que produzem energia a partir da radiação solar que produzem cerca de 10% de toda a energia consumida em Noronha.

Os carros que já estão em Noronha e usam combustíveis fósseis vão poder transitar por lá até 2030. Este prazo não foi modificado pela alteração publicada nesta sexta-feira (31). 

Tags

Autor