IBGE

Sem Carnaval, Pernambuco tem segunda pior marca das atividades turísticas do País

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, apontam que Estado passou do maior crescimento em fevereiro, em 2020, para o segundo pior resultado para o mês em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 12/04/2022 às 20:43 | Atualizado em 13/04/2022 às 18:46
Notícia
X

Atualizada às 18h30, do dia 13.04.2022

Sem a realização do Carnaval no mês de fevereiro deste ano, Pernambuco viu sua atividade turística encolher 4,9% no referido mês, representando a segunda maior baixa de todo o País no período. A queda leva em conta a comparação com o mês imediatamente anterior, que tradicionalmente alavanca os números por ser período de férias.

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, divulgados nessa terça-feira (12), no acumulado do ano Pernambuco chega a ter alta de 24,1% no volume das atividades turísticas, embora o percentual seja inferior ao do Brasil (29%), do Ceará (29,2%) e ao da Bahia (25,5%) no mesmo período.

A alta no ano e o baque em fevereiro denota o efeito calendário, comprometido pela covid-19, que impactou a atração de turistas e consequentemente seus gastos com serviços correlatos.

No ano de 2020, quando ainda foi possível realizar as festividades de Carnaval sem preocupação com a covid-19, o Estado chegou a ter a maior alta do País no comparativo com o mês de janeiro daquele ano, um resultado de +3,5%, à frente até do Rio de Janeiro (2,6%) e da média nacional, que caiu 0,3%. Só no Recife, o gasto diário de turistas foi de R$ 265,60 no Carnaval de 2020, garantindo uma ocupação de 98% nos hotéis.

Este ano, no mês de fevereiro também houve queda no Brasil, porém menos acentuada que em Pernambuco (-1%). Regionalmente, Ceará e Bahia, demais estados nordestinos presentes no levantamento, tiveram alta de 1% e queda de 1%, respectivamente. Pernambuco só esteve atrás do estado de Santa Catarina (-5,1%).

SERVIÇOS

No índice geral, o volume de serviços em Pernambuco caiu 1,3% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Esse é o sétimo pior resultado entre todos os estados do País. Na comparação entre fevereiro de 2022 e o mesmo período do ano passado, Pernambuco teve alta de 9,4% no volume de serviços, superior à média nacional, de 7,4%. No acumulado de janeiro e fevereiro, o avanço foi ainda maior, de 10,2%, contra 8,4% do Brasil.

Os destaques do mês de fevereiro no Estado foram compra, venda e aluguel de imóveis, atividades agrícolas, atividades profissionais e Transportes, que estiveram à frente dos serviços prestados às famílias, que avançaram pouco.

Explicação

O governo do Estado, por meio da secretaria de Turismo, esclarece que a PMS é composta por dados com ajustes sazonais e dados sem ajustes sazonais. "O primeiro formato faz um ajuste de acordo com a sazonalidade do período, desprezando os momentos em que o turismo se altera pela realização de determinada festa do calendário cultural, a exemplo do Carnaval. Esta análise é considerada a mais real sobre o momento, sobre como a atividade turística se desenvolve ao longo do mês, sem considerar
o pico momentâneo do evento cultural. A outra análise é feita considerando as alterações motivadas pelas festividades, aumento de empregos (que em geral são temporários, pela sazonalidade dos eventos), aumento de consumo, entre outras percepções".

De acordo com a gestão, há quase oito anos, o governo do Estado analisa o primeiro formato da pesquisa da PMS, desconsiderado os períodos passageiros do calendário cultural; privilegiando o estudo do turismo ao longo do mês, como forma de apresentar a realidade do setor; se cresce mês a mês, se decresce, etc. "Esta decisão se dá também porque os grandes eventos culturais (Carnaval, Semana Santa e São João) são estudados em separado pela Unidade de Pesquisa da Empetur, como forma de observar o impacto da festa em si no turismo e na economia do Estado", justifica em nota. 

Por essa métrica, o governo de Pernambuco afirma que o Estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional do Índice de Atividades Turísticas no acumulado de 2022 (jan/fev), com média de 107 pontos, atrás apenas de Goiás (116 pontos), e bem acima da média brasileira, que foi de 86 pontos. 

"Ao comparar os anos de 2021 e 2022, no mês de fevereiro, registra-se aumento de 14% no Índice do Volume de Atividades Turísticas, o que aponta que, mesmo sem Carnaval, e ainda no cenário pandêmico, houve crescimento real do turismo", afirma o governo. 

 

Tags

Autor