Oportunidade

Petrobras abre mais de 700 vagas em Pernambuco e em outros Estados; veja como se inscrever

Programa da Petrobras irá ofertar cursos profissionalizantes pelo Senai, com remuneração e outros benefícios

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 13/04/2022 às 9:16 | Atualizado em 13/04/2022 às 9:24
Notícia
X

A Petrobras vai abrir, a partir da próxima segunda-feira, 18 de abril, as inscrições para mais uma edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), para a qualificação profissional de adolescentes e jovens.

Os jovens aprendizes receberão aulas de capacitação e desenvolverão atividades de prática profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e também farão visitas técnicas às instalações da Petrobras.

De acordo com a estatal, candidatos entre 14 e 22 anos e três meses que estejam cursando a partir do 7° ano do ensino fundamental ou que já tenham finalizado o ensino médio poderão se inscrever para 734 vagas distribuídas em municípios de 14 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Em Pernambuco, as vagas são destinadas ao município de Ipojuca.

Confira a lista com todas as cidades: Maceió (AL); Manaus (AM); Salvador (BA); Alagoinhas (BA); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Vitória (ES); Juiz de Fora (MG); Três Lagoas (MS); Ipojuca (PE); Campo Largo (PR); Rio de Janeiro (RJ); Macaé (RJ); Duque de Caxias (RJ); São Gonçalo (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Natal (RN); Canoas (RS); Aracaju (SE); São Paulo (SP); Paulínia (SP); Mauá SP; Cubatão (SP); Santos (SP); São José dos Campos (SP).

Objetivo

Gerente executivo de Recursos Humanos, Juliano Mesquita Loureiro explica que o objetivo do programa é promover a inclusão social dos aprendizes por meio de qualificação profissional e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho

Além das vagas já reservadas para pessoas com deficiência e adolescentes egressos de trabalho infantil nos programas anteriores, uma novidade neste ciclo é que adolescentes em situação de acolhimento institucional, como casa lar, abrigo, casa de passagem e residência inclusiva terão uma cota de 15% das vagas oferecidas.

Cursos

O programa irá oferecer cursos profissionalizantes pelo Senai de cada região nas áreas de:

  • assistente de logística;
  • assistente administrativo;
  • auxiliar de caldeireiro;
  • auxiliar de linha de produção;
  • eletricista industrial;
  • eletricista predial;
  • encanador hidráulico;
  • instalador de tubulações prediais de gás combustível;
  • mecânico de bombas motores, compressores e equipamentos de transmissão;
  • mecânico de manutenção;
  • mecânico industrial;
  • operador de suporte técnico em tecnologia da informação;
  • programador WEB;
  • soldador.

Todos os estudantes que não tenham concluído o ensino médio precisam comprovar matrícula e frequência em suas respectivas séries, no momento da admissão.

Os aprovados no processo de recrutamento e seleção cumprirão jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, durante o período de 20 meses e terão direito a um salário-mínimo e outros benefícios, como 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional.

Além das aulas de capacitação e atividades de prática profissional no Senai, também poderão fazer visitas técnicas às instalações da Petrobras.

Inscrições

Para participar, é necessário ter entre 14 anos e 22 anos e três meses completos, não se aplicando idade máxima prevista aos candidatos portadores de deficiência, e estar cursando a partir do 7° ano do fundamental ou ter concluído o ensino médio, conforme critérios do curso ofertado e demais requisitos estabelecidos no Edital. Os interessados podem se inscrever pelo site https://jobs.kenoby.com/ppja3 entre os dias 18 e dia 22 de abril.

Confira o edital clicando aqui!

Tags

Autor