EXPEDIENTE

Bancos: Confira o funcionamento das agências no feriado de Tiradentes e na sexta-feira, 22 de abril

Nesta semana, comemora-se o feriado de Tiradentes, na quinta-feira, 21. Saiba se agências vão abrir na quinta e na sexta

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Edilson Vieira

Publicado em 18/04/2022 às 12:11 | Atualizado em 18/04/2022 às 12:26
Notícia
X

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos estarão fechados em todo o Brasil na próxima quinta-feira, 21 de abril. Isso porque, neste dia, é comemorado o feriado nacional de Tiradentes.

A sexta-feira, 22 de abril, não será "imprensada" para os bancos, segundo a Febraban. O atendimento ao público acontecerá normalmente nas agências.

Quem tem boletos vencendo nos dias de feriado pode utilizar os caixas eletrônicos das agências e postos de serviços que ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento através dos sites (internet banking) e aplicativos de smartphones.

Como pagar contas no feriado?

Clientes de bancos digitais podem inclusive utilizar o Pix para o pagamento das contas, que é instantâneo. Já outros tipos de transferência bancária, como TED e DOC, só funcionam em dias úteis.

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Como ficam os prazos de vencimento?

Mas como ficam os prazos de vencimento das contas, caso o usuário não queira, ou não possa, utilizar os canais digitais? Segundo a Febraban, contas de água, energia, telefone, etc. e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 22 de abril.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Quinta-feira, 21 de abril, é feriado nacional? A sexta-feira é imprensado?

Na próxima quinta-feira, 21 de abril, o Brasil comemora mais um feriado nacional, o de Tiradentes. Com isso, o funcionamento de comércio, órgãos públicos e instituições deve ser alterado.

A dispensa do serviço é obrigatória em feriados. O trabalho só é permitido se a atividade for de interesse público ou se tiver alguma obrigação técnica específica. Mesmo assim, nesses dias, o trabalhador tem direito a ganhar a mais pelo serviço.

Mesmo em home office, a empresa precisa pagar o dia dobrado ao empregado escalado para trabalhar aos feriados, segundo a lei trabalhista, a não ser que o empregador determine que ele tenha folga em um outro dia.

Fica a cargo das empresas “imprensarem” ou não a sexta-feira, 22 de abril, visto que não é um feriado oficial. Nos bancos, por exemplo, o atendimento ao público acontece normalmente na sexta.

A mesma regra vale para os próximos feriados nacionais. Veja lista:

  • 21 de abril: Tiradentes;
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro: Independência do Brasil;
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro: Finados;
  • 15 de novembro: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro: Natal.

 

Tags

Autor