SEGURIDADE

Prefeitura do Recife retoma prova de vida dos aposentados e pensionistas; saiba como fazer

O procedimento volta a ser obrigatório, após o período de suspensão da medida de proteção devido à pandemia da Covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 28/04/2022 às 19:14 | Atualizado em 29/04/2022 às 10:05
Notícia
X

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura do Recife retomarão, a partir desta segunda-feira (2), a obrigatoriedade de realização da prova de vida. O procedimento volta a ser obrigatório, após o período de suspensão da medida, devido à pandemia da covid-19. A não realização acarretará no cancelamento de pagamento do benefício.

Para esse retorno, os beneficiários poderão realizar a prova de vida por biometria facial. Entretanto, essa medida só é válida para quem tem cadastro biométrico do Governo Federal.

Para realizar a biometria facial, será usada a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Sendo assim, os usuários deverão possuir smartphone e fazer o cadastro no aplicativo. 

Pelo app, que pode ser baixado na Play Store ou na Apple Store, é preciso digitar o CPF do beneficiários e clicar em criar conta. Feito isso, é necessário solicitar a opção validação facial; criar a conta de validação facial digitando o CPF, concordando com os termos de uso e selecionando opção 'não sou um robô'. Depois disso, será preciso preencher os dados pessoas e selecionar a opção para receber o código de validação, informando o e-mail ou telefone.

Feito isso, basta digitar o código no aplicativo, digitar a senha e concluir o processo.

Cadastrado, o beneficiário pode entrar no aplicativo, acessar autorizações, em seguida avisos e autorizar o serviço de prova de vida digital. Se estiver no mês do seu aniversário, aparecerá que a sua prova de vida está pendente, e a validação poderá ser feita seguindo as orientações que aparecerão na tela.  

Sem prova de vida digital

O beneficiário que não possuir aparelho celular compatível poderá realizar a prova de vida presencialmente, através das agências dos Bancos Bradesco, no mês do seu aniversário. 

O atendimento acontece preferencialmente do dia 11 ao dia 25, em horário bancário. É preciso estar munido de documento de identidade com foto. No caso de beneficiário representado por procurador, tutor, curador, guardião ou genitor, a prova de vida poderá ser realizada na sede da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev), como já vinha sendo feita.

 

Tags

Autor