fast food

Procon proíbe McDonald's de vender McPicanha

Após forte repercussão nas redes sociais, a rede de fast food admitiu que a carne utilizada no McPicanha não é do tipo picanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 28/04/2022 às 21:29 | Atualizado em 28/04/2022 às 21:29
Notícia
X

Com informações da Estadão Conteúdo

O Procon-DF proibiu o McDonald's de vender McPicanha em todo o Distrito Federal até que haja a "correção total da publicidade" dos sanduíches. Após forte repercussão nas redes sociais, a rede de fast food admitiu que a carne utilizada no lanche não é do tipo picanha.

"Na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha. Então, a forma como o McDonald's usa o nome 'picanha' em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso induz o consumidor ao erro", diz Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF.

A campanha do McDonald's, lançada no começo do mês nas redes sociais, sinaliza em letras miúdas que o hambúrguer é "100% bovino" com molho sabor picanha. A empresa reconheceu a falha na comunicação.

"A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas", diz a McDonald's, em nota.

Segundo nota do McDonald's, os novos 'McPicanha' são desenvolvidos com um sabor "mais acentuado de churrasco", obtido por meio de um molho com aroma natural de picanha". O hambúrguer, de acordo com o comunicado, é "100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados".

DIVULGAÇÃO
Nova linha McPicanha foi lançada no dia 5 de abril - DIVULGAÇÃO

O Procon-SP notificou o McDonald's, solicitando, até o dia 2 de maio, o recebimento da tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros), além de documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

"Também foi solicitado que o McDonald's apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de "sabor acentuado de churrasco e/ou picanha", veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros", diz nota do Procon-SP.

Tags

Autor