Com informações do Estadão Conteúdo
Em outras ocasiões em que autorizou o saque do fundo, o governo liberou a retirada para quem tem saldo em contas ativas e inativas do FGTS. Este saldo já pertence ao trabalhador, e vem de aportes mensais realizados pelos empregadores, para quem trabalhou ou trabalha com carteira assinada.
Além disto, o recebimento do dinheiro do FGTS, nos últimos anos, vem ocorrendo através do aplicativo Caixa Tem. Quando a proposta for aprovada pelo Congresso, é esperado que o governo libere para consulta no site ou app do FGTS. Assim, o trabalhador saberá quanto tem e quanto poderá retirar.
Qual o valor que o governo vai liberar do FGTS para pagar creche?
Além da liberação para a creche, a proposta inclui ainda a possibilidade de mulheres sacarem o dinheiro para pagar cursos de qualificação estipulados pelo governo. "No caso das creches, esse é um dos grandes gargalos para a empregabilidade das mulheres", pontuou a Tatiana.
Segundo ela, os cursos oferecidos serão nas áreas de engenharia e inovação, que atualmente são dominadas por homens e que costumam pagar melhores salários.
A gestão Bolsonaro tem liberado gradativamente recursos do FGTS com o intuito de aquecer a economia, em um cenário de juros e inflação altos.
Flexibilidade após licença-maternidade
A medida provisória (MP) anunciada pelo governo também flexibiliza o regime de trabalho dos pais após o fim da licença-maternidade.
Segundo a proposta, enviada ao Congresso, os pais poderão adotar regime de trabalho em tempo parcial, o regime de compensação por meio de banco de horas e jornada de 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso.
A norma ainda autoriza a antecipação de férias para os pais e a flexibilização dos horários de entrada e saída.