crédito consignado

Quando vai ser liberado empréstimo para Auxílio Brasil?

Medida provisória sobre crédito consignado foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em março

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 11/05/2022 às 12:06 | Atualizado em 17/05/2022 às 23:56
Notícia
X

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Brasil poderão fazer empréstimo consignado em breve. Esta modalidade de acesso a crédito antes estava limitada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a servidores públicos.

 

Uma medida provisória (MP) com a novidade foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em março. Apesar disso, os beneficiários do Auxílio Brasil ainda aguardam a análise da MP no Congresso, o que está previsto para acontecer em 16 de maio, próxima segunda. Além disso, o Ministério da Cidadania resolve questões técnicas envolvendo o empréstimo consignado.

O crédito consignado trata-se do crédito concedido com desconto automático em folha de pagamento. Essa operação de crédito pessoal é uma das que oferece os menores juros do mercado, uma vez que o desconto direto no salário ou benefício é uma garantia.

Além de possibilitar o empréstimo consignado para quem recebe BPC e Auxílio Brasil, o governo também ampliou a margem consignável de 35% para 40% da renda, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo de quase todo o ano passado.

A margem consignável é o percentual máximo da renda que pode ser utilizado para pagar os empréstimos. A MP define ainda que 5% da nova margem consignável poderão ser destinados para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito, um percentual já previsto e que seguirá o mesmo. O restante (35%) é para o empréstimo pessoal com crédito em conta.

O governo federal estima que a medida possa alcançar mais de 52 milhões de pessoas, incluindo os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, os 4,8 milhões de beneficiários do BPC e os 17,5 milhões beneficiários do programa Auxílio Brasil. Cerca de R$ 77 bilhões em empréstimos consignados serão oferecidos para este público.

Quem recebe Auxílio Brasil pode fazer empréstimo na Caixa?

O empréstimo consignado para todos ainda não foi liberado, mas, de acordo com a Caixa, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão solicitar o SIM Digital - Crédito através do aplicativo Caixa Tem. Essa modalidade, porém, é destinada para empreendedores.

Portanto, o valor do empréstimo deve ser utilizado para abrir ou investir em seu negócio. Para solicitar o empréstimo, é preciso fazer a atualização cadastral no Caixa Tem. A atualização não é feita presencialmente na agência.

No momento da atualização, será preciso informar a sua ocupação (ramo de atividade/trabalho) e sua renda declarada. Depois disso, o beneficiário passará por análise de crédito e só aí poderá solicitar o empréstimo.

Segundo a Caixa, pessoas físicas ou microempreendedores individuais (MEI) que têm operações de crédito em bancos ou financeiras com valor maior que R$ 3 mil em 31 de janeiro de 2022 não são elegíveis para contratação do crédito. Não são considerados para esse critério os contratos de crédito para financiamentos imobiliários e limites não utilizados de cheque especial e cartão de crédito.

Tags

Autor