MOBILIZAÇÃO

Banco Central: reajustes nos salários vão de 22% a 78,5%, mas servidores mantêm greve

O Banco Central encaminhou nesta quinta-feira (12) proposta de reajuste salarial

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 12/05/2022 às 19:31 | Atualizado em 12/05/2022 às 19:54
Notícia
X

Atualizada às 19h50 do dia 12.05.2022

Nesta terça-feira (12), o Banco Central enviou uma Medida Provisória ao governo federal na qual, após mais de um mês de greve dos servidores, estabelece parâmetros para a aplicação de reajustes salariais. A proposta, embora bem distante dos reajustes vistos este ano na iniciativa privada, não foi suficiente para aplacar o movimento paredista. Conforme o Sindicato dos servidores (Sinal), a greve continua.

Após o envio da proposta, o Banco Central voltou atrás. 

 

No texto encaminhado ao governo, o Banco Central apresentou ao Ministério da Economia a reestruturação da carreira de especialista do Banco Central, com exigência de nível superior para ingresso no cargo de técnico e alteração do nome do cargo de analista para auditor. 

A proposta defende que analistas e técnicos tenham reajuste salarial de 22% a partir de junho. Criação de retribuição por produtividade, taxa de supervisão e nova tabela salarial para trabalhadores celetistas reintegrados. 

Com a MP, também fica definida a variação de 78,5% para reajuste salarial do presidente do Banco Central, atualmente Roberto Campos Neto. 

A medida, embora encaminhada para o governo, não é garantia de aplicação. O texto ainda será alvo de discussão e, pela atual conjuntura apresentada pela gestão federal, pode não ser atendida. O governo federal tem estipulado um reajuste na casa dos 5% para os servidores federais. 

Tags

Autor