RENOVÁVEL

ENERGIA SOLAR: Sertão de Pernambuco ganha parque com 10 usinas

A expectativa de geração anual de todas as usinas de uma única empresa em operação no Sertão é de 17,15 GWh

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 13/06/2022 às 16:06 | Atualizado em 14/06/2022 às 13:48
Notícia
X

Após um ano desde o início dos projetos preliminares, a companhia pernambucana Elétron Energy realizou a conexão de mais um parque fotovoltaico (energia solar), no município de Flores, Sertão do Estado. O parque é composto por 10 usinas fotovoltaicas com potência total de 5 MW, totalizando 10.040 módulos fotovoltaicos e 37 inversores instalados.

Com mais um parque conectado, o Grupo totaliza a operação de 23 plantas no Sertão de Pernambuco com uma potência total de 11,2 MW, atendendo unidades no mercado cativo através da modalidade de Geração Distribuída.

A expectativa de geração anual de todas as usinas em operação no Sertão é de 22,78 GWh, energia equivalente ao atendimento mensal de aproximadamente 5.240 residências. Atualmente toda geração de energia encontra-se contratada através de PPA’s com prazos de 8 a 29 anos de vigência e que trazem aos seus consumidores uma economia média de 21%, segundo a Elétron Energy.

Segundo Informe Técnico divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) em fevereiro deste ano, a energia eólica e a solar somaram 45,5% na matriz de geração de 2020 e, pela primeira vez, transformaram a região Nordeste do Brasil de importadora para exportadora líquida de energia elétrica.

A nova configuração da geração no País modificou os intercâmbios entre estados e regiões, proporcionando maior diversidade de soluções de suprimento. André Cavalcanti, CEO da companhia Elétron Energy, ressalta a importância desse crescimento.

“Há uma grande importância social e também econômica na democratização do acesso à energia limpa em nosso País. Além disso, o progresso das fontes limpas impacta positivamente na preservação do planeta, que vive um momento crucial em relação a repensar a forma de consumo”, diz ele. 

 

Tags

Autor