DINHEIRO

FGTS 2022: saque calamidade é liberado para mais um município em Pernambuco

A solicitação deve ser feita pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 20/06/2022 às 19:00 | Atualizado em 20/06/2022 às 19:01
Notícia
X

Os moradores de Timbaúba atingidos pelas chuvas que devastaram mais de uma centena de famílias desde o fim de maio já podem fazer a solicitação, por meio do aplicativo FGTS, do saque calamidade no valor de até R$ 6.220. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a liberação para os moradores do município da Mata Norte será nesta terça-feira (21).

Em visita a Pernambuco no dia 30 de maio, pouco após as fortes chuvas que deixaram mortos, desabrigados e desalojados no Estado, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou a liberação do saque calamidade do FGTS para os atingidos pelo desastre.

Na quinta-feira (16), o fundo foi liberado para os trabalhadores residentes em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. No sábado (18) foi a vez do Recife.

A solicitação deve ser feita pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal

É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

Como fazer o saque calamidade do FGTS?

Para solicitar o saque calamidade do FGTS pelo aplicativo FGTS siga os passos a seguir:

  • Ao acessar o aplicativo FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
  • Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  • Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
  • Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
  • Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
  • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
  • Sacar presencialmente.
  • Faça Upload dos documentos requeridos;
  • Confira os documentos anexados e confirme;
  • A Caixa irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Os moradores das áreas afetadas em Jaboatão dos Guararapes, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque calamidade do FGTS até 28 de agosto.

No total, 14 municípios pernambucanos cuja situação de emergência foi reconhecida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, foram incluídos na lista do governo federal.

Além de Jaboatão, os municípios de Pernambuco listados são: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

De acordo com a Caixa, para habilitação ao saque calamidade do FGTS, é preciso que o município ou Estado decrete situação de emergência ou de calamidade pública, com reconhecimento por portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional.

No entanto, ainda de acordo com a Caixa, além do decreto municipal e da portaria de reconhecimento do ministério, o município precisa apresentar ao banco o Formulário de Informações do Desastre (Fide) e a declaração das áreas afetadas, elaborados pelo ente público.

"Tão logo a documentação seja apresentada à Caixa, os trabalhadores poderão solicitar o saque no aplicativo FGTS", diz o banco.

A Caixa informa ainda que "está prestando orientações e suporte aos municípios afetados pelas fortes chuvas ocorridas em Pernambuco, com vistas à adoção das providências necessárias para habilitação e início do atendimento à população".

 

Tags

Autor