Negócios

Fenearte 2022 tem artesanato do Brasil e do mundo, além de oficinas, moda, gastronomia e programação cultural

Em sua 22ª edição, Fenearte homenageia os 30 anos do Manguenbeat, que revolucionou a cena musical em Pernambuco e no Brasil nos anos 1990 e influenciou gerações

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 07/07/2022 às 16:02 | Atualizado em 07/07/2022 às 17:34
Notícia
X

Após abrir oficialmente as portas no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na quarta-feira (6), a 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) segue até o próximo dia 17. Nesta quinta-feira (7), segundo dia de feira, a programação será intensa, com palestras, oficinas, gastronomia, moda, programação cultural e, claro, as estrelas do evento, que são os aresãos de 24 Estados brasileiros e de 26 países. 

Palco de palestras e encontro para discutir o artesanato nacional, o Espaço Janete Costa abre nesta quinta (7) sua Roda de Conversas. O tema de abertura será “Artesanato e Arte Popular” com a participação do antropólogo do Rio de Janeiro, pesquisador, curador de artesanato e arte popular e representante do Conselho da Arte Sol, Ricardo Gomes Lima; da jornalista, curadora, crítica de design e também representante do Conselho da Arte Sol, Adelia Borges e da artista e designer indígena da etnia juruna, Bel Juruna.  

Oficinas da Fenearte

Além de circular e fazer compras pela feira, os interessados em aprender um pouco mais sobre artesanato podem participar gratuitamente das oficinas, realizadas no mezanino do Cecon.

Serão ministradas oficinas de Iniciação na Arte da Xilogravura; o Som do Barro; String Ar; Serigrafia Artesanal Manguetow; Sementes e ráfia, estética natural através de BioJóias; Cianotipia: impressões artesanais com a luz do sol e Pingouin.

As inscrições podem ser feitas no local. As oficinas funcionam de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e  das 18h às 21h. Sábado e domingo os horários são das 13h às 16h e das 17h às 18h.

Programação cultural na Fenearte 

A programação cultural terá as apresentações de Hermínio de Lima (Lima Neto) às 14h; do Maracatu Águia Misteriosa, às 15h; Do Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires às 16h; Coco Miudinho de Xambá, às 17h; Andressa Marinho, às 17h e Mendes e sua orquestra às 18h.

A partir das 18h, Roger de Renor e o seu Som da Rural abrem os trabalhos. Em seguida, às 19h, começa Pácua e Via Sat com o fechamento às 8h de Triinca.

Gastronomia na Fenearte

O sucesso da Cozinha Fenearte, que estreou no ano passado, fez com que ela voltasse nesta edição. O espaço traz aulas diárias de gastronomia ministradas por chefs pernambucanos renomados. Nesta quinta-feira (07), das 16h30 às 17h30, a chef Negralinda da Ilha de Deus, trará o tema Bela Risoflora para a sua experiência de prato. Já das 18h30 às 19h30 a chef Natalia Bar do Cabo vai passar todos os ensinamentos do prato Camarão Manguebeat.

Rodada de Negócios na Fenearte

Coordenada pelo Sebrae, a Rodada de Negócios é realizada nas versões presencial e remota, das 9h30 às 13h. Os expositores interessados em participar no formato presencial podem acompanhar no 1º andar do Centro de Convenções, nas salas Triunfo e Tamandaré. Neste ano, a expectativa é que 150 inscritos participem, entre artesãos e lojistas, com uma estimativa de R$ 3,8 milhões em negócios gerados para os artesãos.

Rodada de Negócios SEBRAE: Horário: Check in: 8h30 / Rodada: 9h30 às 13h

Tags

Autor