AUXÍLIO BRASIL

AUXÍLIO BRASIL de 600 permanente? Veja o que a Câmara decidiu

A Câmara dos Deputados está analisando, nesta quarta-feira (13), os destaques que podem modificar o texto-base da PEC Kamikaze. A proposta amplia benefícios sociais, incluindo o Auxílio Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 13/07/2022 às 16:06 | Atualizado em 13/07/2022 às 16:10
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

A Câmara dos Deputados está analisando, nesta quarta-feira (13), os destaques que podem modificar o texto-base da PEC Kamikaze, aprovado em primeiro turno nessa terça (12). A proposta amplia benefícios sociais, incluindo o Auxílio Brasil, às vésperas da eleição.

A Casa rejeitou um destaque apresentado pelo PSB à PEC e evitou tornar permanente a parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil. Acompanhe ao vivo a votação da PEC Kamikaze:

Os deputados também já derrubaram destaques do PT e mantiveram no texto o estado de emergência. O dispositivo foi incluído para blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de possíveis punições da Lei Eleitoral, que proíbe a criação de benesses às vésperas da eleição, exceto em casos de calamidade pública e emergência nacional.

Os deputados ainda analisam outros destaques em primeiro turno.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), retomou a votação hoje pela análise dos destaques. Nessa terça, após problemas na conexão de internet na Câmara e dificuldades do governo de garantir o quórum da base, Lira suspendeu a sessão que aprovou a PEC em primeiro turno, por 393 votos a 14.

Hoje, a oposição contestou a retomada da sessão suspensa. Lira, então, cancelou aquela sessão e convocou outra, de forma virtual. No entanto, o presidente da Câmara manteve o resultado da votação de ontem.

Com a possibilidade de os deputados marcarem presença e votar de forma virtual, o governo ganhou mais segurança para garantir o quórum da votação.

Tags

Autor