imposto

FIM DO IPVA? Entenda propostas para acabar com a cobrança do IPVA, analisadas pelo Senado

Propostas que tratam do fim da cobrança do IPVA estão em tramitação no Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 18/09/2022 às 14:52
Notícia
X

Duas propostas para acabar com a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) estão em tramitação no Senado Federal.

Tratam-se de sugestões legislativas. A sugestão de número 50/2019, sobre o fim da cobrança do IPVA, foi proposta por um cidadão identificado como Ewerton Carlos Silvano.

Ele pede o fim da cobrança do IPVA "devido ao alto custo de tributo e impostos que já são cobrados em produtos automotivos e combustíveis".

O autor da ideia afirma ainda que "o governo deveria incentivar a renovação da frota, garantindo mais segurança e tecnologia".

As sugestões legislativas, como a do fim da cobrança do IPVA, começam como ideias legislativas, que podem ser enviadas por qualquer cidadão ao Senado.

O intuito é que as ideias sirvam para criar novas leis ou alterar legislações já existentes.

Quando recebe 20 mil apoios, a ideia se torna sugestão, e passa a ser debatida pelos senadores. A sugestão do fim do IPVA obteve 20.867 apoios até 1º de dezembro de 2019.

Assim, o fim da cobrança do IPVA foi encaminhado para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e está em tramitação.

Em 11 de março de 2020, o senador Paulo Paim - presidente da comissão - foi designado como relator.

No entanto, a sugestão legislativa para acabar com o IPVA segue na mesma situação, segundo a última atualização feita na página da matéria.

Uma outra sugestão legislativa, de número 42/2019, propõe o fim do IPVA anual para imposto veicular na aquisição do veículo. O objetivo é o "equilíbrio social ao evitar vários pagamentos".

"Ao transformar IPVA em imposto cobrado só na aquisição do bem, evita-se as cobranças intermináveis sobre o cidadão", diz o autor, identificado como "Você em Foco".

Com 23.116 apoios, esta sugestão também está em tramitação na CDH, com relatoria do senador Fabiano Contarato.

A última atualização ocorreu em 30 de julho de 2021, para que Contarato emitisse relatório.

Como enviar uma ideia legislativa?

Para enviar uma ideia legislativa, basta se cadastrar no e-Cidadania, do Senado Federal, e acessar a página das ideias legislativas.

De acordo com o site do Senado, 38 ideias legislativas já foram transformadas em projeto de lei ou PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Tags

Autor