EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL

EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL: 60 empresas financeiras se apresentaram para conceder empréstimos; veja quais

Essas empresas estão em processo de habilitação para participar do programa de empréstimo do Auxílio Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 28/09/2022 às 20:59 | Atualizado em 29/09/2022 às 14:44
Notícia
X

Da Agência Brasil 

Cerca de 60 instituições financeiras demonstraram interesse em conceder empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Em entrevista nesta quarta-feira (28) à Voz do Brasil, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, informou que essas empresas estão em processo de habilitação para participar do programa, regulamentado pela portaria 816, publicada ontem (27), pelo Ministério.

Confira o calendário de pagamento do Auxílio Brasil em outubro

As instituições financeiras passarão por um processo de triagem para atender a essa modalidade de empréstimo.

“Dentre elas, hoje (28) a Caixa Econômica Federal divulgou, em nota, que vai estar disponibilizando também esse crédito consignado para as famílias. A partir daí, elas [as famílias] podem fazer o seu pré-cadastro, se habilitarem e a instituição financeira vai conceder o crédito consignado”, disse o ministro.

Bento explicou que as instituições que forem habilitadas não poderão fazer busca ativa por beneficiários para oferecer o empréstimo.

“A portaria é bem clara, proibindo essa conduta, essa captação, esse marketing ativo de buscar essas famílias. A instituição financeira tem que ter a postura passiva, de ser demandada e, a partir dali, fazer seu empréstimo consignado”.

Segundo o Ministério da Cidadania, a portaria estabelece o limite de juros de 3,5% ao mês.

"Não pode haver nenhuma outra cobrança de taxa administrativa, sequer taxa de abertura de crédito. A partir dali, a família tem que ser informada de quanto vai ser descontado do seu benefício por mês", disse o ministro.

A Lei 14.431, publicada em 3 de agosto, limitou o valor do consignado em até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil, ou seja, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.

O ministro disse que o empréstimo também poderá ser usado por aqueles beneficiários do Auxílio Brasil que exerciam suas atividades de microempreendedores individuais e que foram impactados pela pandemia de covid-19, para retomar seus negócios.

Quase 21 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, segundo Bento.

Dúvidas sobre o empréstimo do Auxílio Brasil podem ser sanadas pelo telefone 121.

 

Tags

Autor