Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Bancos que vão fazer empréstimo do Auxílio Brasil são os que mais perturbam os aposentados

Fora os bancos públicos como Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, apenas os bancos que mais incomodam os aposentados estão dispostos a oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 28/09/2022 às 14:11 | Atualizado em 28/09/2022 às 20:03
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
DINHERO Governo quer liberar empréstimo do auxílio antes das eleições - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Muita gente do mercado financeiro estranhou quando os três maiores bancos privados que atuam no Brasil (Itaú, Bradesco e Santander) anunciaram que não iriam operar o empréstimo consignado do Auxilio Brasil. Mas não foram apenas eles.

Outros bancos que fazem parte da lista de 33 instituições que operam o consignado também tomaram a mesma decisão. BRB, C6, Omni, Paraná Banco, BV, Banrisul, Sicredi, BMG e Banestes informaram que não vão operar nessas linhas.

Além dos bancos estatais Caixa Econômica Federal, Banco do BrasilBanco do Nordeste - que estão sendo obrigados a oferecer o empréstimo, já que o Governo Federal é o autor da proposta - sobraram bancos que nos últimos anos são campeões de reclamações junto aos serviços de proteção ao consumidor e plataformas como a Não Perturbe, criada para que os possíveis clientes não sejam incomodados.

Oficialmente, ainda não há uma lista de bancos que estão dispostos a oferecer esse crédito consignado. Mas a expectativa é que milhares de correspondentes bancários já estejam prontos para começar a oferecer o dinheiro.

(*) Em nota, o BB informou que "O Banco do Brasil informa que, com a publicação da Portaria, está avaliando as regras exigidas por essa regulamentação para verificar a viabilidade de operacionalizar a linha."

Na verdade, desde que o Congresso Nacional aprovou o consignado para o Auxílio Brasil, surgiu um grande debate ético no setor bancário: se é adequado emprestar dinheiro a quem precisa do Auxílio Brasil para sobreviver.

Isso não quer dizer que os bancos estejam sendo samaritanos. Mas é que a linha de crédito vai de encontro a todos os programas de governança que eles vêm trabalhando nos últimos anos, buscando a certificação do chamado ESG.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (que é traduzida como Ambiental, Social e Governança).

A sigla foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca pontos como construir mercados financeiros mais fortes e resilientes; contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e melhorar a confiança do mercado nas instituições financeiras.

Ora, como um banco pode se dizer ESG se empresta dinheiro a quem não tem renda para comprar comida?

Outra coisa importante: como o banco não pega o dinheiro dele para emprestar, o banco que vai operar o consignado do Auxílio Brasil vai ter que captar de um investidor.

Assim, quem comprar um título de um banco que opera o consignado do Auxílio Brasil estará investindo num título cuja remuneração virá de empréstimos a miseráveis.

CAMPEÕES DE RECLAMAÇÕES

Os bancos que operam o consignado estão sempre na lista do Não Perturbe. O número é o maior em punições desde novembro de 2021, quando 39 medidas administrativas foram aplicadas a correspondentes.

Com isso, sobe para 926 o número total de punições a correspondente desde a entrada em vigor da Autorregulação para o Consignado, em janeiro de 2020.

A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,54%). A região Sul responde por 18,16% do total de pedidos, seguida pelo Nordeste (14,51%). Centro-Oeste e Norte respondem por 10,33% e 3,46% dos pedidos, respectivamente.

O Estado de São Paulo, com 893.869 pedidos de bloqueio, lidera o indicador no país, seguido por Minas Gerais (345.974) e Rio de Janeiro (322.683).

Adotada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Autorregulação do Consignado demonstra o compromisso do setor bancário com a transparência ao consumidor e com o aperfeiçoamento da oferta do produto.

Participam da Autorregulação 32 instituições financeiras que representam cerca de 99% do volume total da carteira de crédito consignado no país. 

Comentários

Últimas notícias