NEGÓCIOS

FECHAMENTO LOJAS BIG BOMPREÇO: quem é o grupo MATEUS, que deve assumir lojas. Saiba história

Grupo maranhense comprou dez das 14 lojas que estavam à venda em todo o País, segundo site especializado em negócios

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 15/10/2022 às 12:33
Notícia
X

Após a compra do BIG Bompreço, o Carrefour já começou as negociações para se desfazer de ativos da companhia, atendendo aos remédios impostos pelo Cade, para que o grupo francês possa assumir a operação. No Recife, ao todo, 17 lojas passaram a estar sob o controle do Carrefour, e algumas irão fechar as portas para dar lugar a novos negócios. 

>>> Clique aqui e saiba se o Big Bompreço vai fechar lojas  


Do cenário total de lojas no Recife, o JC já havia adianto que o CADE elencou cinco com cenário de maior concentração: os hipermercados Big Bompreço da Caxangá e Big Bompreço Casa Forte, além das unidades Super Bompreço do Shopping Center Recife, Super Bompreço da Conselheiro Aguiar e Sam’s Club Recife, na avenida Mascarenhas de Morais. 

Parte desses ativos já estão sendo negociados. De acordo com apuração do jornal Valor Econômico, inclusive, a loja do Big Bompreço em Olinda já foi vendida para o grupo Mateus, do Maranhão.

Nesta semana, o site Pipeline, braço do Valor focado em negócios, confirmou que o Carrefour encerrou a negociação das 14 lojas que teria que se desfazer em todo o País, incluindo as de Pernambuco. 

Apesar de não ser apontado ainda quais foram todas as lojas vendidas no Estado, a maioria das lojas postas à venda no Nordeste passaram para o grupo Mateus.

Do total de 14 à venda, 10 foram para o grupo maranhense. A rede gaúcha Asun comprou as outras quatro.

Na região, o grupo Mateus tinha como concorrente direto, ainda segundo o Pipeline, o Novo Atacarejo, que tem ampliado suas unidades em Pernambuco. 

>>> FECHAMENTO BIG BOMPREÇO OLINDA? Nova loja pode abrir no lugar; veja o que se sabe

Além da venda de ativos, o Carrefour está convertendo em todo o País 13 lojas do BIG em Atacadão. Outras três unidades do BIG passarão a ser Carrefour, ainda este ano. 

O JC  procurou o grupo Mateus, mas não obteve resposta sobre os planos de ampliação no Nordeste e em Pernambuco, em virtude de "mudanças no organograma" da empresa. 

Quem é o Grupo Mateus?

Maranhense, o Grupo Mateus surgiu em 1986. Atualmente opera as bandeiras Mateus Supermercados, Mix Atacarejo, Eletro Mateus e Armazém Mateus.

Em 2022, o Grupo Mateus inaugurou 25 lojas e encerrou o mês de setembro com 226 lojas em operação nas regiões Norte e Nordeste do País. 

Pernambuco possui uma loja do grupo, na cidade de Petrolina, no Sertão. 

Desde 2020, o Grupo Mateus figura no mercado do País como a maior empresa de varejo alimentar com capital 100% nacional. O grupo realizou naquele ano a sua oferta pública de ações na B3, no segmento de Novo Mercado, seguindo os mais elevados padrões de Governança Corporativa.

O grupo está presente em 90 cidades, com 224 lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Até julho de 2022, eram 52 atacarejos, 70 lojas de varejo, 102 unidades de Eletro e 13 centros de distribuição. Como parte do robusto plano de expansão para novos estados do Nordeste.

Venda do BIG BOMPREÇO

A compra do grupo Big Brasil, dono do Bompreço, pelo Carrefour irá culminar no fechamento de 14 lojas em todo o País. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o negócio, anunciado em março do ano passado, envolvendo transação de R$ 7,5 bilhões e 387 lojas detidas ou operadas pelo Big.

No Cade, a aprovação do negócio foi condicionada à celebração de um Acordo em Controle de Concentrações, que prevê desinvestimento de lojas e outras obrigações.


No caso dos desinvestimentos, foi negociado um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) que prevê a venda de unidades de autosserviço atualmente detidas pelo Grupo Big, envolvendo os municípios de Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS).

Em comunicado ao mercado, o Carrefour Brasil confirmou que o ACC prevê que 14 lojas (11 hipermercados/atacarejos; e 3 supermercados/soft discount) deverão ser desinvestidas após o fechamento da Operação, as quais representam aproximadamente 3,6% do parque total de lojas e 6,0% da receita de 2021 do Grupo BIG.

O grupo BIG é responsável atualmente pelas bandeiras Big, Big Bompreço, Bompreço Nacional e Todo Dia (no varejo). No atacado, o Big é responsável pelas lojas Maxxi.

Tags

Autor