NEGÓCIOS

BIG BOMPREÇO E CARREFOUR: Recife tem lojas a serem fechadas ou substituídas; veja situação

No Recife,17 unidades pertencentes ao grupo Big (dono do Bompreço) passam a estar sob poder do grupo Carrefour. Do total de lojas, cinco apresentaram cenários de maior concentração

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 11/06/2022 às 10:00 | Atualizado em 11/06/2022 às 10:34
Notícia
X

O grupo Carrefour irá informar nesta segunda-feira (13) seus acionistas sobre os detalhes da conclusão do processo de compra do grupo Big, dono do Bompreço no Nordeste. No Recife, há situações complicadas que o grupo precisará resolver com a venda ou substituição de lojas, tanto em unidades Super Bompreço quanto nas unidades com bandeira Big Bompreço, nos bairros de Boa Viagem, na avenida Caxangá (Iputinga) e no bairro de Casa Forte. 

Em documento disponibilizado pelo Cade, que aprovou a operação no último dia 25 de maio, o relator conselheiro Luiz Augusto de Azevedo Almeida Hoffmann - cujo voto foi acompanhado pelos pares, com a liberação da venda e conseguinte aplicação de medidas que evitem a concentração de mercado - apontou situações críticas na capital pernambucana que precisarão ser resolvidas pelo Carrefour. 

No Recife, são 17 unidades pertencentes ao grupo Big (dono do Bompreço) que passam a estar sob poder do grupo Carrefour. Do total de lojas, seis foram analisadas com cenários que apresentaram maior concentração. 

Os hipermercados Big Bompreço da Caxangá e Big Bompreço Casa Forte, além das unidades Super Bompreço do Shopping Center Recife, Super Bompreço da Conselheiro Aguiar e Sam’s Club Recife, na avenida Mascarenhas de Morais. 

Dividindo em dois grupos, das lojas sob a bandeira Big Bompreço e as demais, o Cade apontou os seguintes entraves: 

Big Bompreço Caxangá - 

A compra do Big pelo Carrefour faz com o grupo passe a ter conjuntamente  nove lojas (5 do Grupo BIG e 4 do Grupo Carrefour) num raio considerado amplo de influência das lojas. A concorrência, por sua vez, detém dentro do raio 12 lojas. 

Big Bompreço Casa Forte -

No caso da loja de Casa Forte, o raio de influência da loja que referencia as decisões concorrenciais do Cade aponta cinco lojas de concorrentes e quatro lojas pertencentes ao Carrefour/BIG

"Inicialmente, nota-se que a menos de 2 km da unidade Caxangá há uma unidade Carrefour da bandeira Atacadão e não há nenhum concorrente próximo à referida loja-alvo. Os concorrentes mais próximos estão a 4 ou 5 km de carro (Novo Atacadão e Assaí/Casino), o que para Recife/PE pode não ser uma distância trivial, a depender de condições de trânsito. Ainda que os consumidores estejam dispostos a percorrer maiores distâncias, parece evidente que concorrentes mais distantes teriam menos capacidade de exercerem pressão competitiva. Destaca-se também a presença de outras 3 grandes unidades das Requerentes a aproximadamente 6 km de carro ao leste: o hipermercado Carrefour, o hipermercado Walmart Casa Forte e um supermercado Super Casa Amarela", detalhou o relator em seu voto. 

O marketshare (participação de mercado) conjunto seria quase o dobro do segundo concorrente, segundo o Cade. 

Nesse caso a recomendação do Cade pela substituição de uma das lojas próximas a essas unidades-alvo, além de desinvestimentos. Como trata-se de informação sensível à empresa, o Cade não revela detalhadamente quais as lojas que tiveram recomendação de desinvestimento ou substituição. 

Super Bompreço Shopping Center Recife e Super Bompreço Conselheiro Aguiar -

O Cade entendeu haver sobreposição horizontal, já que existem sete lojas de concorrentes, e o Carrefour possui um hipermercado e um atacarejo, além de agora as lojas Sam 's Recife, Big Bompreço Recife (Boa Viagem) e Super Bompreço Conselheiro Aguiar no mesmo raio de distância avaliado pelo Cade. 

O cenário da loja Super Bompreço da Conselheiro Aguiar  também apresenta sobreposição horizontal, com 7 lojas de concorrentes, além de 4 lojas do Carrefour/ Big Bompreço. 

Sam's Club -

O Cade observou existência de sobreposição horizontal, com duas  lojas de concorrentes num raio menor de distância e 13 lojas de concorrentes num raio maior.

"Ante o exposto, para o primeiro grupo de lojas analisado na cidade de Recife/PE, referente aos cenários das unidades-alvo Super Shop Center Recife, Super Conselheiro Aguiar e Sam’s Recife, considerando a concentração resultante da operação, entendo necessário um desinvestimento estrutural localizado na região de Boa Viagem, de modo a permitir a desconcentração dos cenários apontados acima", apontou o relator.

"Analisando comparativamente os formatos e portes das lojas das Requerentes e de concorrentes nos cenários, entendo que o desinvestimento da loja é medida mais eficiente e capaz de mitigar preocupações concorrenciais acerca da probabilidade de exercício de poder de mercado em torno das lojas Super Conselheiro Aguiar, Super Shop Center e Sam's Clube, em Recife".

Assim como no caso das lojas Big Bompreço, não é possível precisar qual unidade será alvo do desinvestimento. 

"Em Recife/PE, após a análise cuidadosa dos cenários e respectivos mapas na cidade, entendi que a loja que compunha o pacote de desinvestimento estava localizada muito distante nos cenários considerados mais preocupantes. Portanto, entendi que o desinvestimento inicialmente proposto não seria suficiente mitigar as preocupações concorrenciais nos cenários analisados. Nesse sentido, entendi que a medida mais efetiva para mitigar as preocupações concorrenciais seria a substituição da referida loja do pacote de desinvestimento, com a correspondente inclusão de mais unidades a serem vendidas. Assim, houve reforço importante do desinvestimento em Recife/PE", resume o Cade.

Venda do grupo BIG ao Carrefour

A compra do grupo Big Brasil, dono do Bompreço, pelo Carrefour irá culminar no fechamento de 14 lojas em todo o País. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o negócio, anunciado em março do ano passado, envolvendo transação de R$ 7,5 bilhões e 387 lojas detidas ou operadas pelo Big.

No Cade, a aprovação do negócio foi condicionada à celebração de um Acordo em Controle de Concentrações, que prevê desinvestimento de lojas e outras obrigações.

No caso dos desinvestimentos, foi negociado um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) que prevê a venda de unidades de autosserviço atualmente detidas pelo Grupo Big, envolvendo os municípios de Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS).

Em comunicado ao mercado, o Carrefour Brasil confirmou que o ACC prevê que 14 lojas (11 hipermercados/atacarejos; e 3 supermercados/soft discount) deverão ser desinvestidas após o fechamento da Operação, as quais representam aproximadamente 3,6% do parque total de lojas e 6,0% da receita de 2021 do Grupo BIG.

O grupo BIG é responsável atualmente pelas bandeiras Big, Big Bompreço, Bompreço Nacional e Todo Dia (no varejo). No atacado, o Big é responsável pelas lojas Maxxi.

Tags

Autor