JOGO DO BRASIL 9/12: veja cidades onde será PONTO FACULTATIVO nesta sexta-feira (9)
O próximo jogo do Brasil vai acontecer nesta sexta-feira, às 12h, horário de Brasília, numa partida contra a Croácia. A disputa é pela vaga para a semifinal da Copa do Mundo 2022.
O jogo do Brasil pelas quartas de finais da Copa do Mundo 2022 acontece nesta sexta-feira, 9/12,, deixando os trabalhadores curiosos sobre a possibilidade de serem liberados do serviço para acompanhar a partida.
Em algumas cidades, muitas pessoas têm questionado se o dia do jogo do Brasil vai ser considerado como ponto facultativo ou feriado e ainda se essas pessoas poderão assistir a Seleção Brasileira fora do expediente.
Por esse motivo, a reportagem do JC separou algumas informações importantes sobre funcionamento dos serviços para os dias em que o Brasil entra em campo. Entenda:
PRÓXIMO JOGO DO BRASIL
O próximo jogo do Brasil vai acontecer nesta sexta-feira, às 12h, horário de Brasília, numa partida contra a Croácia. A disputa é pela vaga para a semifinal da Copa do Mundo 2022.
QUAIS CIDADES O DIA DO JOGO DO BRASIL É PONTO FACULTATIVO?
Apesar das expectativas dos trabalhadores, nenhuma cidade declarou feriado ou ponto facultativo no dia do jogo do Brasil.
Além disso, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) reforça que a empresa não é obrigada a liberar o funcionário no dia do jogo, visto que não há nenhum artigo da CLT que preveja feriado, folga ou ponto facultativo para os colaboradores quando a Seleção Brasileira disputar a Copa do Mundo.
Entretanto, algumas empresas privadas têm oferecido acordos de compensação das horas não trabalhadas com os seus funcionários, para que eles consigam acompanhar o jogo do Brasil amanhã.
POSSO FAZER UM ACORDO PARA ASSISTIR AO JOGO DO BRASIL?
Segundo o artigo 59 da CLT, empregados e empregadores podem realizar acordos verbais sobre as horas não trabalhadas que serão compensadas ao longo do mês.
Nos casos em que a compensação só ocorra em um período de até seis meses, é necessário que seja realizado por escrito. Para o período de um ano, é necessário ter o aval do sindicato da categoria.