REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS foi aprovada; saiba como solicitar e quem tem direito
O Supremo Tribunal Feteral (STF) já divulgou quem tem direito à revisão da vida toda do INSS, como solicitar e se vai ter valor maior para os aposentados
A revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava passando por um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi aprovada na quinta-feira (1º).
Aposentados do INSS já podem consultar quem tem direito à revisão da vida toda do INSS e como solicitar.
Leia nesta matéria:
- Revisão da vida toda
- Revisão da vida toda do INSS
- Quem tem direito à revisão da vida toda do INSS?
- Como solicitar a revisão da vida toda do INSS?
REVISÃO DA VIDA TODA INSS
Com a revisão da vida toda os aposentados do INSS podem acrescentar os valores das contribuições anteriores a julho de 1994 ao cálculo da renda mensal paga pelo benefício nos dias atuais.
Isso porque, em 1999, a Reforma da Previdência da época alterou os cálculos do INSS, impossibilidando que as contribuições pagas em Cruzeiros (moeda anterior ao Plano Real) fossem utilizadas.
A partir da sua aprovação, a revisão da vida toda pode ser benéfica agora que os cáculos das contribuições do INSS podem ser refeitas considerando as que são anteriores ao Plano Real, o que pode aumentar o valor pago pelo INSS.
QUEM TEM DIREITO Á REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS?
Só podem solicitar a revisão da vida toda do INSS os aposentados que começaram a receber a aposentadoria entre 29/11/1999 e 12/11/2019, um dia antes da Reforma da Previdência de 2019.
O prazo para solicitar a revisão da vida toda do INSS é de até 10 anos a partir do mês seguinte ao recebimento do primeiro salário da aposentadoria.
A reportagem do JC ainda destaca que as aposentadorias concedidas após a Reforma da Previdência de 2019 não terão direito à revisão da vida toda do INSS.
COMO SOLICITAR A REVISÃO DA VIDA TODA?
Para solicitar a revisão da vida toda do INSS, o aposentado precisa da ajuda de um advogado, pois é necessário abrir uma ação judicial para rever os cálculos das contribuições anteriores.