ministros lula

MINISTROS DE LULA 2023: Veja quem vai substituir Paulo Guedes no Governo LULA

Bolsonaro criou Ministério da Economia, com status de "superministério"; veja como será no Governo Lula e quem vai substituir Paulo Guedes

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 29/12/2022 às 15:33 | Atualizado em 03/01/2023 às 12:01
Notícia
X

Quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu o governo, decidiu criar um "superministério" da Economia, que foi comandado pelo economista Paulo Guedes do início ao fim do governo.

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse no domingo (1º), o atual ministério da Economia será desmembrado.

A partir de 1º de janeiro de 2023, a Economia será dividida em: Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Ministério de Gestão e Ministério da Indústria e Comércio.

O Ministério da Fazenda será comandado por Fernando Haddad (PT); o do Planejamento, por Simone Tebet (MDB); o de Gestão, por Esther Dweck e o de Indústria e Comércio, pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Veja quem são os ministros que vão substituir Paulo Guedes na gestão da Economia:

Fernando Haddad (PT) - ministro da Fazenda

EVARISTO SA / AFP
Fernando Haddad será o próximo ministro da Fazenda - EVARISTO SA / AFP

Fernando Haddad tem 59 anos e é advogado e professor de ciências políticas da USP. Entre 2005 e 2012, foi ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma.

De 2012 a 2016, foi prefeito de São Paulo. Em 2018, se candidatou à Presidência da República no lugar que Lula, que estava preso e não pôde concorrer, mas perdeu para Bolsonaro no segundo turno.

Nas eleições 2022, disputou o governo do Estado de São Paulo e foi ao segundo turno com Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas não se elegeu.

Simone Tebet (MDB) - ministra do Planejamento e Orçamento

Divulgação/ MDB
Simone Tebet será ministra do Planejamento - Divulgação/ MDB

Simone Tebet, 52 anos, foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul, prefeita da terra natal, Três Lagoas (MS) e senadora.

No último cargo, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e chegou a disputar a presidência do Senado e ganhou bastante destaque durante a CPI da Pandemia. Em 2022, foi candidata à presidência da República.

É formada em Direito na UFRJ e foi professora universitária de Direito Público e Administrativo por 12 anos em várias instituições.

Esther Dweck - ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Geraldo Magela/Agência Senado
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Geraldo Magela/Agência Senado

Esther Dweck é economista e assume a nova pasta criada pelo presidente Lula. Dweck já foi assessora econômica e secretária de Orçamento Federal nos governos da presidente Dilma Rousseff.

É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela mesma universidade.

Parte do curso foi realizado em Pisa, na Itália, no LEM da Scuola Sant Anna.

Geraldo Alckmin (PSB) - ministro da Indústria e Comércio

Reprodução/Instagram @lulaoficial
Além de vice de Lula, Alckmin será ministro da Indústria e Comércio - Reprodução/Instagram @lulaoficial

Geraldo Alckmin tem 70 anos e é médico. Na vida pública, foi eleito vereador de Pindamonhangaba, e, depois, prefeito do município.

Foi deputado estadual e deputado federal, além de governador de São Paulo por dois mandatos. Nas eleições 2022, foi eleito como vice na chapa do ex-presidente Lula.

Veja os nomes dos novos ministros do governo Lula anunciados em 22/12

Tags

Autor