CARNAVAL 2023: Após dois anos sem a festa, indústria de bebidas aproveita retomada da folia para lançar produto
Bebidas ice da Pitú, feita à base da mistura de frutas e cachaça, já estão disponíveis nos principais polos da folia do Recife, Olinda e Salvador
Após dois anos sem Carnaval, por conta da pandemia da Covid-19, as indústrias de bebidas estão aproveitando a retomada da festa para lançar produtos no calor da folia. É o caso da Pitú, que este ano comemora 85 anos como uma das líderes no mercado de cachaça. A companhia pernambucana lança a linha de bebidas ice Pitú Remix.
Com teor alcoólico mais baixo, de 7%, as novas bebidas refrescantes da marca chegam em dois sabores, limão e abacaxi com coco, e são comercializadas em latas de 269 ml, prontas para o consumo imediato. Os novos produtos da Pitú terão vendas permanentes, mesmo após o Carnaval, ampliando o portfólio da cachaçaria.
AVANÇO DO CONSUMO
Tendência mundial, as bebidas “ready-to-drink”, ou seja, aquelas que são vendidas prontas para beber sem a necessidade de misturar com diferentes ingredientes, têm conquistado cada vez mais o público que valoriza um consumo mais responsável, saudável, prático e diverso. Segundo dados de pesquisa do Nielsen Scantrack, o consumo das bebidas com esse perfil cresceu 60% no mundo, de 2020 para cá.
A partir desses indicativos, a linha de bebidas ice Pitú Remix idealizada pela cachaçaria para conquistar um público mais jovem, já que esse tipo de experiência faz parte do comportamento da geração Z e dos milennials, em sua maioria. Por conter um teor alcoólico mais baixo, os novos produtos são ideais para aqueles foliões que desejam “pegar leve” neste Carnaval. As latinhas de 269 ml são de dose individual e podem ser consumidas com facilidade em qualquer lugar.
LANÇAMENTO
A Pitú fará o lançamento oficial da linha de ices na semana pré-Carnaval, em Pernambuco. Em seguida segue para outras festas na cidade de Olinda, Recife, Salvador e se espalhará por todo o Brasil.
“Toda a equipe Pitú está vibrando em trazer essa novidade pro mercado. Temos 85 anos de história, somos uma empresa tradicional, mas nunca perdemos a capacidade de nos reinventar ao longo desses anos. As ices chegam para nos aproximar ainda mais do público jovem, que está em busca de bebidas mais leves. São bebidas em lata, super refrescantes, que devem ser consumidas geladas. Não haveria momento mais oportuno para esse lançamento do que o carnaval” afirma Maria Eduarda Ferrer, gerente de marketing da Pitú.
CACHAÇARIA
A Pitú está em sua quarta geração de gestores e mantém investimentos contínuos em inovação tecnológica, programas de sustentabilidade e ações de marketing que garantem a qualidade do produto e refletem no posicionamento da marca diante do segmento. A cachaça pernambucana se mantém entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo e é a líder absoluta em exportação do produto.
A Pitú é uma aguardente de cana pura, transparente, de sabor marcante e teor alcoólico de 40%. O produto é comercializado em garrafas retornáveis de 600 ml, garrafas de 965 ml e latas de alumínio com 350 ml, 473 ml, 710 ml, além das envelhecidas Premium – Pitú Gold e Extra Premium – e a Vitoriosa.
A Pitú tem, ainda, em seu portfólio, a bebida mista de cachaça com limão – Pitu Limão, a cachaça composta Pitú Amarelinha, a bebida alcoólica mista à base de noz de cola – Pitú Cola e a vodka Bolvana. Agora, neste começo de 2023, passa a comercializar também a linha Pitú Remix.
BEBIDAS LANÇAM MAIS
O setor de bebidas apresentou o maior crescimento na intenção de lançamento de produtos nos últimos 12 meses com um aumento de 5,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. Calculado pela Associação Brasileira de Automação, o índice é baseado na intenção da indústria em lançar produtos no mercado.
O segmento foi o único a apresentar crescimento no período, ficando à frente de outros setores como alimentos, que registrou queda de 7,8%, vestuário e acessórios com redução de 11,1% além de têxtil e produtos diversos que acumulam perdas acima de 20% no período.