VAREJO

FECHAMENTO BIG BOMPREÇO: lojas são fechadas no Recife neste mês de março

Carrefour, que comprou lojas do BIG, precisa se desfazer de ativos no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 01/03/2023 às 16:23 | Atualizado em 02/03/2023 às 11:53
Notícia
X

O Big Bompreço, que passou a fazer parte do grupo Carrefour, está encerrando a operação de suas lojas do antigo modelo "hiper". As unidades obrigatoriamente estão sendo fechadas pelo Carrefour após determinação do Cade, que condicionou o encerramento de algumas operações para validar a aquisição por parte do Carrefour. No Recife, três grandes lojas simbólicas da rede estão sendo fechadas. 

Leia nesta matéria:

  • Quais lojas do Big vão fechar no Recife
  • O que ficará no lugar das lojas Big Bompreço
  • Expansão do grupo Mateus em Pernambuco

 

Em todo o País, o Carrefour encerrou o ano de 2022 com 91 novas lojas no total, das quais 59 foram convertidas (nove acima da estimativa revisada de 50 lojas que havia sido anunciada no terceiro trimestre).

Seis meses após a conclusão da aquisição do Grupo BIG, em junho de 2022, a companhia finalizou a primeira onda de conversão de lojas com a abertura de 48% do total de lojas a serem convertidas: 38 lojas Atacadão (25 lojas Maxxi convertidas para Atacadão e 13 lojas Hipermercado BIG convertidas para Atacadão); 20 lojas Hipermercado Carrefour (convertidas de Hipermercado BIG) e 1 loja Sam’s Club (convertida de Hipermercado BIG).


Quais lojas do Big vão fechar no Recife

Na capital pernambucana, a loja Big Bompreço da avenida Recife, no bairro de Areias, já teve iniciada a sua conversão para ser uma unidade Carrefour.

Entretanto, outras três lojas na cidade estão fechado as portas. No bairro da Iputinga, a loja Big Bompreço da Caxangá encerra as operações no dia 19 de março de 2023, assim como a unidade Boa Viagem.

Na Zona Norte, a loja Big Bompreço de Casa Forte também encerra as atividades na mesma data. 

O fechamento das lojas tem relação direta com a concorrência. O Cade estabeleceu a aplicação de remédios (medidas a serem tomadas) quando liberou a compra do Big Bompreço pelo Carrefour. Um desses remédios era a venda de unidades que estavam muito próximas a outras lojas da rede. 

No caso da loja no bairro da Iputinga, há proximidade com uma loja da marca Atacadão, pertencente ao Carrefour, além de, num raio ampliado, a própria loja Big de Casa Forte, que por sua vez é próxima à unidade do Carrefour no bairro da Torre. Na Zona Sul do Reife, a loja de Boa Viagem também entra em área conflituosa com outras unidades da rede.

O que ficará no lugar das lojas Big Bompreço

O grupo Mateus, que tem ampliado suas operações no Nordeste, comprou 10 do total de 14 lojas que foram colocadas à venda pelo Carrefour no Nordeste, inclusive unidades em Pernambuco. 

Até então não há confirmação oficial sobre o Mateus passar a operar onde antes ficavam as lojas da Caxangá e de Casa Forte do Big Bompreço, mas já havia sido confirmada a compra, por parte do grupo, do Big Bompreço de Olinda.  

Expansão do grupo Mateus em Pernambuco

Nos planos apresenatdos pelo grupo Mateus ainda em 2021, quando anunciou sua primeira loja no Estado, em Petrolina, a rede pretendia ter 41 lojas e dois centros de distribuição em Pernambuco, gerando 14 mil empregos em suas filiais e investindo R$ 1,7 bilhão.

O mais recente anúncio do grupo Mateus foi o investimento de R$ 80 milhões para abertura de três lojas na cidade de Paulista, no Grande Recife. 

Atualmente, o Grupo Mateus possui 234 lojas em operação, sendo 70 de varejo, 59 de atacarejo e 105 de eletro. 

Tags

Autor