LIDERANÇA FEMININA

DIA DA MULHER: LIDERANÇA FEMININA aumenta 34%, aponta pesquisa

Pesquisa sobre mulheres no mercado de trabalho também revela que houve um aumento de 11% na contratação de mulheres nas empresas do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 08/03/2023 às 12:26
Notícia
X

Segundo o Índice de Igualdade de Gênero (GEI) 2023, as empresas brasileiras tiveram, em média, 34% de mulheres em cargos de liderança.

Isso mostra como a figura da mulher em cargos corporativos vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. 

Leia nesta matéria:

  • Mulheres em cargos de liderança
  • Diferença salarial
  • PL diferença de salário entre homens e mulheres

MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA

A pesquisa feita pela GEI comprovou que as empresas estão tomando mais medidas para que mais mulheres ocupassem cargos de liderança.

Ainda de acordo com os dados fornecidos pela pesquisa, houve um aumento de 11% na contratação de mulheres nas empresas em relação a 2022. E a porcentagem de mulheres que contratadas foi maior do que as que foram demitidas, com a proporção de 47% e 40%.

"Não podemos minimizar a importância da liderança quando buscamos melhorar a igualdade de gênero no local de trabalho. A mudança só pode ser impulsionada quando a diversidade e a inclusão fazem parte das métricas de desempenho da organização", afirma Patricia Torres, líder global da Bloomberg Sustainable Finance Solutions.

DIFERENÇA SALARIAL

Por outro lado, a diferença salarial entre homens e mulheres, que estava em queda até 2020, voltou a subir no Brasil e essa diferença já atingiu 22% no fim de 2022, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Isso quer dizer que uma mulher brasileira recebe, em média, 78% do valor que um homem ganha.

PL DIFERENÇA DE SALÁRIO ENTRE HOMENS E MULHERES

Hoje, no Dia Internacional da Mulher (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar um projeto de lei que prevê que homens e mulheres que exerçam a mesma função recebam salários iguais.

Depois da assinatura, o projeto segue para o Congresso.

Tags

Autor