Empreendedorismo feminino

DIA DA MULHER: Sebrae Delas expande atuação para atender empreendedoras do interior de Pernambuco

Programa Sebrae Delas, que incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino em Pernambuco, terá atuação ampliada este ano, chegando às sete regionais do Sebrae no Estado

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 08/03/2023 às 17:28
Reprodução
Programa Sebrae Delas terá representação em sete regionais do Sebrae em Pernambuco - FOTO: Reprodução

Depois da pandemia da covid-19, aumentou o número de mulheres interessadas em empreender. Com o mercado de trabalho desfavorável, apostar no próprio negócio é uma alternativa para garantir renda. Apesar da busca pela sobrevivência falar mais alto, levantamento do Sebrae mostra que 43% das mulheres que começaram a empreender na pandemia estavam em busca de realizar um sonho.

Em Pernambuco, 35% dos negócios são comandados por mulheres, mas especialistas defendem que essa participação tem potencial para crescer. Com o propósito de incentivar os negócios de mulheres, algumas iniciativas têm surgido.

Um exemplo é o programa Sebrae Delas — Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. O objetivo é incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora feminina. Com atuação em todos os Estados do País, o programa foi criado em 2019 e Pernambuco integra a iniciativa desde o início. 

O Sebrae Delas realiza cursos e palestras para aumentar a probabilidade de sucesso das ideias e dos negócios liderados por mulheres. São discussões que vão desde finanças, gestão de negócios e liderança, passando por temas mais específicos como psicologia das cores e importância das redes sociais. Em 2022, o Sebrae Delas contabilizou 5 mil mulheres atendidas.

DO LIRORAL AO SERTÃO 

A coordenadora estadual do Sebrae Delas em Pernambuco, Maria Eduarda Rocha, destaca que o programa vai avançar geograficamente e do ponto de vista do conteúdo em 2023. "A partir deste ano, todas as unidades regionais do Sebrae vão oferecer os mesmos conteúdos que são discutidos no Recife. Teremos representatividade do programa na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina e Araripina", diz. 

Além desse olhar para todo o Estado, o Sebrae Delas também terá as suas trilhas reformuladas, acompanhando as tendências de mercado e os novos assuntos que interessam às empreendedoras. Com a expansão da iniciativa, a ideia também é aumentar o ritmo de atendimentos. "Se em 2022 fizemos 5 mil, para este ano projetamos algo entre 8 mil e 9 mil novas mulheres", calcula Maria Eduarda. 

Na avaliação da gestora, os principais desafios do empreendedorismo são tempo e resiliência. Como as mulheres costumam acumular uma série de tarefas, que vão das domésticas, familiares, de estudo (muitas vezes) e trabalho, fica difícil dedicar tempo ao negócio e as chances de desistir são grandes. 

"Um dos propósitos do Sebrae Dela é não apenas trazer conteúdos, porque isso se consegue em muitos lugares, mas acolher, ter encontros olho no olho, promover conexões entre essas empreendedoras. Conhecer as histórias umas das outras faz com que se percebam dificuldades em comum e se tenham exemplos de solução de problemas e superação", observa. 

Neste Dia Internacional da Mulher, uma programação do Sebrae Delas foi um encontro virtal com mulheres da Fábrica de Empreendedoras de Portugal. A ideia foi apresentar os dilemas pelos quais as donas de negócios passam em todo o mundo não só no Brasil e perceber que as adversidades ainda são globais. Mas no que depender de iniciativas como o Sebrae Delas, essas dificuldades vão se dissipando.  



Comentários

Últimas notícias