TETO DE GASTOS: Tebet diz que recebeu texto do arcabouço e que terá reunião na quinta com Haddad
O texto do arcabouço está finalizado, mas é preciso fazer uma análise sob a ótica do Ministério do Planejamento
Da Estadão Conteúdo
A modelagem do novo arcabouço fiscal que vai substituir o teto de gastos foi concluído pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e deverá ser apresentado ao Ministério do Planejamento, nesta quinta-feira (9), segundo informações confirmadas pela ministra Simone Tebet.
"Chegou, mas não posso falar sobre o assunto. Amanhã vai ter uma reunião com o arcabouço mais fechado para que, a partir daí, possamos ver os números. Tem os números das receitas e os números das despesas", disse a ministra de Planejamento a jornalistas, ao final de cerimônia comemorativa ao Dia Internacional das Mulheres, no Palácio do Planalto.
Ainda segundo Tebet, o texto está finalizado, mas é preciso fazer uma outra análise sob a ótica do ministério que cuida do Orçamento e do fiscal. "Os dois ministérios têm que estar sempre azeitados e sempre coordenados no tempo", enfatizou.
Questionada sobre quando o modelo deve ser anunciado, Tebet previu que seria até o final deste mês, porque o governo também precisa apresentar o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) até lá. Inicialmente, Haddad havia prometido entregar o documento em abril, mas, a pedido da ministra, antecipou para março.
"Não precisa ser necessariamente para entregar para o Congresso ao final de março, mas acredito que ele vá fazer isso. É uma decisão política, que é o presidente Lula que vai resolver", disse ela.
A única chance de o texto não ser apresentado até o fim deste mês, de acordo com ela, é apenas no caso de o presidente Lula fazer alguma consideração no final que dependa de alteração. "Mas, como eu sei que o ministro Haddad vem tendo várias conversas regulares com o presidente, ele já deve estar a par."