INCENTIVO

Suape vai acelerar produção de hidrogênio verde com apoio do governo inglês

Encontro ocorrido na embaixada brasileira na capital londrina reuniu representantes de quatro atracadouros nacionais e do Senai Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/03/2023 às 17:48 | Atualizado em 09/03/2023 às 17:49
Notícia
X

O Complexo Industrial Portuário de Suape e em outros atracadouros brasileiros ganharam um parceiro de peso no continente europeu para o desenvolvimento de projetos de incentivo à pesquisa e à produção de hidrogênio verde: o Reino Unido. A largada para essa importante empreitada binacional foi dada, na manhã desta quinta-feira (9), durante a realização do Hydrogen Opportunities in Brazil, ocorrido em Londres, capital inglesa.

O evento, promovido pela Embaixada do Brasil no Reino Unido em parceria com o governo anfitrião, contou com a participação do Senai de Pernambuco e da Bahia, e de quatro portos nacionais, incluindo o Complexo de Suape, que já se encontra com uma agenda avançada em relação aos projetos para produção do combustível do futuro.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, representaram a estatal pernambucana no evento londrino e tiveram a oportunidade de apresentar o potencial estratégico de Suape e os projetos de H2V em andamento e previstos no complexo para uma plateia composta por empresários do setor de energias renováveis e pesquisadores da área.

“O evento é de grande importância para Suape. A partir dessa agenda, vamos criar um grupo específico para rever nossa estratégia. Precisamos mapear as oportunidades em toda cadeia de valor do H2V e estabelecer parcerias com centros de pesquisa de energias renováveis, como os das cidades de Aberdeen (Escócia) e Sheffield (Inglaterra)”, pontuou Marcio Guiot.

CONEXÃO DIRETA

A conexão direta de um porto britânico com o Complexo de Suape, para fortalecimento dos projetos focados na pesquisa e produção do hidrogênio verde, também foi outro ponto acertado durante o encontro. “Será de grande importância essa troca contínua de informações e de tecnologias para ambos os países”, ressaltou Carlos Cavalcanti. O Instituto Senai de Inovação (ISI) foi representado pelo diretor André Luiz Pierre Mattei e o Senai Cimatec, pelo gerente executivo José Luís Gonçalves de Almeida.

Além do Complexo de Suape, participaram do Hydrogen Opportunities in Brazil os Portos de Pecém, Açu, Rio Grande do Sul e Cluster Marítimo gaúcho. O evento teve apoio da Câmara de Comércio Brasil Reino Unido, Lide United Kingdom, Santander e REA (Associação de Energia Renovável e Tecnologia Limpa).

Tags

Autor