IMPOSTO DE RENDA 2023: Declaração do Imposto de Renda começa nesta quarta (15); Confira as mudanças divulgadas pela Receita Federal
Prazo para declaração do Imposto de Renda começa nesta quarta (15)
Nesta quarta-feira (15), às 9h, começa o prazo para a declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal o prazo vai de 15 de março até 31 de maio.
Apesar do prazo mais extenso, os contribuintes terão precisam se atentar as novas regras estabelecidas para a declaração em 2023.
Segundo José Carlos Fonseca, supervisor do programa, o contribuinte é responsável pela própria declaração e deve conferir e complementar as informações.
- Imposto de Renda: a contribuição obrigatória para o cidadão e a responsabilidade do Estado com o benefício coletivo
- IMPOSTO DE RENDA 2023 : a partir de quanto precisa declarar o IRPF 2023 ? Veja qual é o valor mínimo e quem deve pagar o tributo
- IMPOSTO DE RENDA 2023: aposentado declara Imposto de Renda? Veja a regra para estes contribuintes
QUEM DEVE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA?
A Receita Federal continua usando a tabela do IPRF, atualizada em 2015, para definir quem está isento e quem precisa declarar o Imposto de Renda.
Estão isentos da declaração, quem tem uma renda mensal de até R$1.903,98.
O QUE MUDOU?
Uma das mudanças é sobre a restituição. Os contribuintes que optarem pela restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida, recebera o pagamento mais rapidamente. Para receber o dinheiro via Pix, é necessário declarar a chave CPF no campo de pagamento da restituição.
Para diminuir as chances de erro pelo contribuinte, a declaração desse ano conta com uma ficha pré-preenchida mais ampla, com informações de imóveis registrados no cartório.
Também há novidades para quem investe na bolsa de valores, a Receita flexibilizou a obrigatoriedade de declaração. Apenas quem obteve lucro ou fez vendas de grande valor, cuja soma superou 40 mil reais, terá que declarar.
COMO FAZER A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023?
A declaração pode ser feita de forma online, através do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e IOS) ou pelo site da Receita Federal.