HURB

HURB FALIU? Entenda crise da plataforma de viagens após CEO renunciar ao cargo

Entenda a crise enfrentada pela Hurb e as polêmicas envolvendo João Ricardo Mendes, um dos fundadores da plataforma de viagens

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 24/04/2023 às 20:45 | Atualizado em 25/04/2023 às 1:34
Notícia
X

João Ricardo Mendes, um dos fundadores da plataforma de viagens Hurb (antiga Hotel Urbano), renunciou ao cargo de CEO nesta segunda-feira (24), em meio à crise da empresa. As informações são da Estadão Conteúdo.

A Hurb foi fundada em 2011 e ganhou notoriedade no período pós-pandêmico, oferecendo pacotes com valores acessíveis e mais atrativos para os que queriam voltar a viajar.

Já no inicio deste mês, diversos hotéis parceiros da Hurb fizeram posts informando que por causa da falta de pagamento, não receberiam mais clientes com reservas efetuadas pela empresa. 

Nas redes sociais, há diversos relatos de clientes insatisfeitos com a Hurb, que dizem não conseguir viajar após a contratação dos pacotes.

As principais críticas se referem à modalidade flexível, na qual os clientes devem sugerir três datas de viagem para que a empresa selecione uma, ou uma data próxima.

No Recife, um grupo de viajantes não conseguiu efetuar o check-in no Aram Beach Boa Viagem. Segundo a gerência, a Hurb havia feito as reservas, mas sem efetuar o pagamento. Sendo assim, o hotel não poderia receber os hóspedes.

CEO da Hurb renuncia ao cargo após xingar cliente

João Ricardo Mendes vinha sendo criticado pela maneira como lidava com a crise de imagem da Hurb.

Além de divulgar vídeos institucionais debochando das reclamações, no último final de semana, ele xingou um cliente da Hurb que reclamava do cancelamento de um pacote.

"Fica satisfeito de não viajar, porque está arriscando alguém bater na tua casa hoje, hein. Nessa m. dessa tua casa", aparece dizendo, em vídeo gravado pelo cliente, identificado como Miguel, compartilhado pelo próprio Mendes no Instagram - e apagado em seguida.

Com a renúncia de Mendes, o conselheiro-geral, Otávio Brissant, assumirá a direção da Hurb.

"A equipe de liderança votará em um nome para assumir a posição de COO (diretor de operações), e todos do Hurb Leadership Team (HLT) estarão administrando a companhia como acionistas que são, temos nossos objetivos totalmente alinhados", explica Mendes, na nota.

"Foram erros do 'João Ricardo Mendes', e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu", diz.

"(A renúncia permitirá) passar um tempo estudando, refletindo sobre erros e acertos e honrar o legado de minha mãe, que sempre colocou as pessoas em primeiro lugar". Diz ainda que segue sendo "principal acionista e responsável legal".

"Dizer que estou envergonhado é um eufemismo extremo. Meu trabalho como líder é liderar, e isso começa com um comportamento que deixa nosso time e clientes orgulhosos. Não foi isso que fiz e não posso dizer que não vou manter certos princípios sagrados", afirma.

RESPOSTA DA HURB

Em nota ao Estadão, a Hurb afirma que não pode garantir uma data específica para as viagens e que voos e hotel são definidos "de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional".

Segundo a empresa, o pacote seria uma oferta a ser executada dentro do período válido e "não sendo vinculada a um mês ou a qualquer data específica".

Sobre as reclamações dos hotéis, a Hurb afirma que "está conduzindo, de forma individualizada, um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação, independentemente da sua natureza."

A Hurb diz ainda alega que o setor vem enfrentando grande instabilidade "na relação 'oferta x demanda' com redução da malha aérea" e destaca a indisponibilidade de tarifas promocionais.

Tags

Autor