Nesta quinta-feira (04), o presidente Lula (PT) assinou um decreto que prevê o pagamento antecipado do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também chamado de abono anual do INSS.
Conforme divulgado anterior mente no JC Economia, o Governo Federal fez um investimento de R$ 62,6 bilhões para liberar o 13º do INSS adiantado para 30 milhões de aposentados e pensionistas do órgão, que já devem receber a primeira parcela neste calendário de maio.
Entenda nesta matéria:
- Quem vai receber o pagamento antecipado do 13º do INSS?
- Pagamento antecipado do 13º do INSS vai ser liberado em que data?
- Veja o calendário completo do 13º do INSS 2023
QUEM VAI RECEBER O PAGAMENTO ANTECIPADO DO 13º DO INSS?
O pagamento antecipado do 13º do INSS é destinado aos segurados e dependentes da Previdência Social que, neste ano de 2023, receberam aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente ou auxílio por incapacidade temporária pelo órgão.
ANTECIPAÇÃO DO 13º DO INSS
PAGAMENTO ANTECIPADO DO 13º DO INSS VAI SER LIBERADO EM QUE DATA?
O INSS costuma efetuar o pagamento do abono anual no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e novembro.
Entretanto, com a antecipação do 13º do INSS, os aposentados e pensionistas do órgão recebem o valor neste primeiro semestre, nos meses de maio e junho.
Dessa forma, o pagamento antecipado do 13º do INSS vai ser liberado em duas parcelas, nas datas regulares previstas pelo calendário do INSS 2023 dos meses definidos no texto do decreto.
DATA PARA LIBERAR O 13º DO INSS ANTECIPADO
- Primeira parcela (maio): entre 25/05 e 07/06;
- Segunda parcela (junho): entre 26/06 e 07/07.