O presidente Lula (PT) liberou, nesta quinta-feira (04), a antecipação do abono anual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também chamado de 13º do INSS.
Segundo informações do Gov.br, 30 milhões de aposentados e pensionistas recebem o 13º do INSS antecipado dividido em duas parcelas, uma delas será paga ainda neste mês.
Entenda nessa matéria:
- Pagamento do 13º do INSS foi antecipado;
- Quem tem direito ao adiantamento do 13º do INSS;
- Quando o pagamento antecipado do 13º do INSS vai ser liberado?
- Calendário do INSS 2023; saiba quando recebe o 13º antecipado
PAGAMENTO DO 13º DO INSS FOI ANTECIPADO
Conforme divulgado pelo portal do Governo Federal, Lula assinou um decreto para destinar R$ 62,6 bilhões ao pagamento adiantado do 13º do INSS para os 30 milhões de brasileiros beneficiários.
O texto final da medida será publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (05), mas já passa a valer a partir de agora.
QUEM TEM DIREITO AO ADIANTAMENTO DO 13º DO INSS?
Recebem o abono anual do INSS os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
QUANDO O PAGAMENTO ANTECIPADO DO 13º DO INSS VAI SER LIBERADO?
Normalmente, o pagamento do 13º do INSS é liberado somente entre os meses de agosto a novembro. No entanto, com a atencipação, as parcelas serão pagas aos aposentados e pensionistas ainda no primeiro semestre do ano.
Como já citado anteriormente, o pagamento do 13º do INSS serão realizados em duas parcelas, a primeira parcela será paga no mês de maio e a segunda parcela meses de maio e junho.
O pagamento antecipado do 13º do INSS será depositado nas datas regulares do calendário do INSS 2023 previstas para estes meses.