PREÇO DA GASOLINA HOJE (16): entenda nova política de preços da Petrobras e o que muda no preço dos combustíveis
A nova política de estabelecimento dos preços do diesel e da gasolina foi anunciada pela Petrobras nesta terça-feira (16)
Nesta terça-feira (16), a Petrobras oficializou a mudança da política de preços para a gasolina e o diesel. O anúncio veio a público na semana anterior, através do presidente da estatal, Jean-Paul Prates.
Há, a partir disso, dúvidas quanto ao custo dos combustíveis nos próximos dias, bem como em relação à nova política de estabelecimento de preços.
Veja, nesta matéria:
- Preço da gasolina;
- Preço do diesel;
- Nova política de preços da Petrobras;
- Gasolina vai abaixar?;
- Preço da gasolina hoje.
NOVA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS
A nova política de estabelecimento de preços, recentemente adotada pela Petrobras, tem a finalidade de taxar os combustíveis com a menor dependência possível da paridade internacional, que considera os desempenhos do dólar e ao petróleo no mercado externo.
O comunicado oficial da estatal explica que a medida:
Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.Petrobras.
Agora, o estabelecimento dos preços terá por base dois fatores principais:
-
As alternativas de suprimento, que tem avalia os a fonte de fornecimento dos produtos ou de produtos equivalentes.
-
A média de custos que demandam a produção, a importação e a exportação dos produtos utilizados no processo.
ANTIGA POLÍTICA
Em vigor desde 2016, a antiga política consistia no estabelecimento do preço dos combustíveis com base exclusivamente nas oscilações dos fatores externos mencionados, sob a estratégia de Preço de Paridade de Importação (PPI).
O principal critério considerado era o valor médio do petróleo no mercado global e taxas relacionadas à transportação, sem que fossem considerados parâmetro nacionais de medição.
A GASOLINA VAI BAXAR?
No último domingo (14), o presidente Lula (PT) se pronunciou acerca da iniciativa e reafirmou que a prioridade do Governo Federal, com a nova política, é tornar os preços dos combustíveis menos dependentes do mercado externo.
De acordo com o comunicado oficial da Petrobras, a medida não necessariamente implica que os preços dos combustíveis serão barateados de imediato, mas que deverão, com a nova política, oscilar menos.
O intuito é o de que os preços se mantenham estáveis, menos propícios a aumentos eventuais, causados pela instabilidade do mercado externo, que ocasionam impactos negativos na vida do público.
PREÇO DA GASOLINA HOJE (16)
O preço médio do litro da gasolina está entre os valores de R$ 5,25 e R$ 5,59, que variam, a depender da região do Brasil.
MAIS CONTEÚDO
RELEMBRE AS MEDIDAS ANTERIORES DO GOVERNO LULA EM RELAÇÃO AO PREÇO DA GASOLINA
Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.
Petrobras.