TAXA PIX: Vai ter que pagar tarifa ao fazer PIX? Veja nova decisão da Caixa sobre taxação
Veja o que se sabe sobre a cobrança da taxa PIX
A cobrança de taxa do Pix tem sido bastante discutida nos últimos dias. Nesta terça-feira (20) a Caixa Econômica Federal relevou decisão sobre pagamento da quantia por pessoa jurídica.
COBRANÇA PIX
A Caixa anunciou que suspendeu temporariamente a cobrança do Pix para pessoa jurídica. A taxa começaria a valer no dia 19 de julho e, segundo o banco público, é praticada por "praticamente todas as instituições financeiras".
A suspensão veio depois de pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme divulgou mais cedo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o ministro, a decisão será discutida na próxima semana, após o retorno de Lula da viagem oficial à Europa.
“Foi pedido que suspendesse temporariamente [a decisão da Caixa] até o presidente estar de volta semana que vem”, afirmou Costa em rápida entrevista a jornalistas.
TAXA PIX PARA PESSOA FÍSICA?
A Caixa desmentiu falsas notícias de que pessoas físicas também seriam tarifadas.
“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, destacou o comunicado.
O banco também ressaltou que a cobrança de Pix de empresas é autorizada desde a criação da ferramenta, em novembro de 2020, e que oferecerá uma das menores tarifas do mercado.
*Com informações da Agência Brasil