Renegocia

Renegocia: saiba como participar do mutirão para renegociação de dívidas

O Renegocia é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)

Imagem do autor
Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 24/07/2023 às 17:45 | Atualizado em 24/07/2023 às 17:54
X

Procons municipais e estaduais, além de órgãos integrantes do Sistema de Defesa do Consumidor, como Ministério Público e Defensorias Públicas, passaram a atender, nesta segunda-feira (24), a população superendividada que deseja renegociar suas dívidas preservando o mínimo existencial de R$ 600.

O Renegocia, iniciativa liderada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem o objetivo de auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas.

Mais de 800 Procons municipais e estaduais aderiram ao Renegocia e cerca de 250 foram capacitados por técnicos da Senacon. Um dos principais enfoques do mutirão é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial, quantia de renda que fica protegida por lei.

O que é o Renegocia?

O Renegocia é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.

Quais dívidas podem ser renegociadas no Renegocia?

O mutirão Renegocia abrange dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros.

O objetivo é fornecer suporte abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento.

Qual a diferença entre o Renegocia e o Desenrola Brasil?

O Renegocia e o Desenrola Brasil são duas iniciativas promovidas pelo Governo Federal para negociar dívidas.

O mutirão tem como foco principal a prevenção ao superendividamento, ou seja, tem como foco maior aqueles consumidores que estão em situação de endividamento excessivo.

Além disso, as negociações no Renegocia! são acompanhadas e monitoradas pelos órgãos de defesa do consumidor.

Já o Desenrola é um programa coordenador pelo Ministério da Fazenda desenvolvido em três fases. 

Saiba como funciona o Desenrola

Quais os documentos para participar do Renegocia!?

Para participar do mutirão Renegocia é obrigatório levar seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.

 

Tags

Autor