ENDIVIDAMENTO

Negociar dívidas: mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo começa; veja o que fazer

Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e batizado de Renegocia!, o mutirão nacional se estenderá até o dia 11 de agosto

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 24/07/2023 às 20:06 | Atualizado em 24/07/2023 às 20:09
Marcello Casal JrAgência Brasil
Real Moeda brasileira - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

 Os brasileiros com contas atrasadas, de qualquer natureza ou valor e independentemente de sua renda, poderão recorrer aos órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios a fim de negociar suas dívidas.

Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e batizado de Renegocia!, o mutirão nacional se estenderá até o dia 11 de agosto. A iniciativa visa auxiliar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas superem suas capacidades de pagamento.

"Estamos começando hoje [segunda-feira] o mutirão de renegociação de dívidas", anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao participar da coletiva de imprensa sobre a operação que a Polícia Federal (PF) deflagrou esta manhã, no Rio de Janeiro, para deter o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, suspeito de envolvimento na morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), em 14 de março de 2018.

"Importante frisar que temos a participação de aproximadamente 250 Procons estaduais e municipais [no Renegocia!]. Este mutirão é importante e se estenderá pelas próximas semanas", acrescentou o ministro.

O mutirão nacional para renegociação de dívidas acontece pouco mais de um mês após o governo federal lançar o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil.

Em junho, o Palácio do Planalto editou o Decreto 11.567/2023, elevando de R$ 303 para R$ 600 a quantia mínima da renda de qualquer cidadão brasileiro que deve ser preservada em caso de negociações de dívidas atrasadas.

De acordo com a Senacon, o Renegocia! e o Desenrola Brasil são ações complementares. A diferença entre as duas ações é que no Renegocia! não há um valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queiram negociar não só dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços como água e luz. Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas.

PROCON PERNAMBUCO 

A ação no Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, também seguirá até o dia 11 de agosto, das 8h às 17h, na sede da instituição, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, Santo Antônio.

O mutirão de negociação de dívidas terá duas modalidades. São elas: negociação de endividamento e tratamento do superendividamento. Além dos principais bancos, também estarão presentes empresas de telefonia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Considerando a situação de endividamento em todo estado, acreditamos que este mutirão é de extrema importância, pois oferece ao consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas e de equilibrar suas finanças”, disse o Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, ao destacar que, a ação vai trazer de volta uma tranquilidade na vida para as pessoas que estão endividadas.

 

DESENROLA BRASIL: programa é ALVO de GOLPISTAS na INTERNET

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias