Bolsa Família

NOVO CALENDÁRIO DO PIS 2023: Parcela de R$ 1.320 LIBERADA HOJE (26) aos nascidos em NOVEMBRO E DEZEMBRO; veja como sacar PIS 2023

O dinheiro não retirado será transferido para o Tesouro Nacional.

Lorena Lins
Cadastrado por
Lorena Lins
Publicado em 26/07/2023 às 15:11 | Atualizado em 26/07/2023 às 15:16
Jornal do Commercio
PIS 2022 tem tabela PIS PASEP paga na quarta (26)? Veja quando recebe abono salarial do PIS ano-base 2022 e quem tem direito - FOTO: Jornal do Commercio

O prazo para realizar o saque das cotas do PIS/Pasep junto à Caixa Econômica Federal termina em 5 de agosto. O dinheiro não retirado será transferido para o Tesouro Nacional.

É fundamental destacar que as cotas do PIS/Pasep não são o mesmo que o abono salarial. O abono é pago anualmente aos trabalhadores da iniciativa privada e do funcionalismo público pela Caixa e pelo Banco do Brasil, respectivamente.

AS DÚVIDAS MAIS FRENQUENTES DO PIS

Diferentemente do abono, que paga até um salário mínimo, dependendo do tempo trabalhado no ano-base, no caso das cotas do PIS/Pasep, os trabalhadores podem sacar integralmente os valores disponíveis na conta.

Em caso de falecimento do titular, os dependentes ou sucessores poderão efetuar o saque.

Se o saque não for realizado até 5 de agosto, os valores serão transferidos para o Tesouro Nacional, e os trabalhadores terão até cinco anos para solicitar o ressarcimento à União.

Os procedimentos para a solicitação de retirada serão divulgados por meio de portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Como consultar o PIS

Os trabalhadores podem verificar se possuem saldo disponível de cotas do PIS/Pasep por meio do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.

Será preciso informar CPF e senha e, em caso de primeiro acesso, realizar um cadastro.

O pedido de saque dos valores também pode ser feito pelo aplicativo. Se houver saldo disponível, basta selecionar a mensagem "Você possui saque disponível" e, em seguida, "Solicitar o saque do PIS/Pasep", escolhendo a forma de saque desejada.

O saldo de cotas do PIS/Pasep pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.

Em caso de falecimento do trabalhador, o beneficiário pode acessar o Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção "Meus Saques", depois em "Outras Situações de Saque" e, em seguida, selecionar "PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador". Depois disso, basta reunir os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Caso haja dúvidas, os trabalhadores podem acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (para demais regiões).

CALENDÁRIO PIS 2023

Jornal do Commercio

PIS 2022 tem tabela PIS PASEP paga na quarta (26)? Veja quando recebe abono salarial do PIS ano-base 2022 e quem tem direito - Jornal do Commercio

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias