CALENDÁRIO PIS 2024: NASCIDOS em JANEIRO E FEVEREIRO recebem a PRIMEIRA parcela ANTECIPADA? Veja quem pode receber o PIS
O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo do ano de pagamento. Assim, o valor do PIS 2024 só será conhecido após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.
O recebimento do abono salarial referente ao ano-base 2022 ainda não teve suas datas de início estabelecidas.
O atraso ocorre devido ao impacto da pandemia no cronograma do PIS/PASEP, o que resultou em um maior intervalo entre o ano-base e o período de recebimento, totalizando uma espera de dois anos.
Ao contrário do padrão, o calendário PIS para o próximo ano não foi divulgado no final de dezembro e, até o momento, não foram apresentadas as datas de pagamento do abono referente ao ano-base 2022, nem mesmo o valor das parcelas.
O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo do ano de pagamento. Assim, o valor do PIS 2024 só será conhecido após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.
Importante ressaltar que a maior parcela do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada ao longo dos 12 meses do ano-base.
QUEM PODE RECEBE O PIS?
Para ter direito ao recebimento do PIS referente ao ano-base 2022, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2022;
- Não ter trabalhado para pessoa física, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
- Possuir cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada no ano de 2022.
Os trabalhadores que se enquadram nos requisitos devem ficar atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo para saberem quando poderão receber o benefício do PIS referente ao ano-base 2022.
As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos canais oficiais de comunicação.
Formas de sacar o PIS Pasep
A Caixa Econômica Federal anunciou que o abono salarial será depositado automaticamente para aqueles que possuem conta no banco.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.