TCE-PE atualiza Portal Tome Conta para facilitar o acesso às informações
Na nova versão da página conta com recursos voltados para uma experiência mais acessível ao usuário
Com informações do TCE-PE
O portal do Tribunal de Contas de Pernambuco, o Tome Conta, recebeu uma nova interface. A página reúne informações sobre arrecadação, despesas, obras, licitações, contratos, folha de pessoal e investimentos dos municípios, instituições e órgãos públicos do Estado. Com atualização a navegação passou a ser mais fácil e didática.
As melhorias foram realizadas em conjunto pela Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Comunicação e Núcleo de Inovação do TCE. O portal Tome Conta foi criado, em 2015, com o intuito de promover a transparência pública, estimular a participação da sociedade e agregar os três pilares da instituição: fiscalização, orientação e participação cidadã.
Na nova versão conta com recursos voltados para uma experiência mais acessível ao usuário.
“Além de pensar na usabilidade do site, para facilitar a navegação, o Tribunal de Contas trabalhou para deixá-lo mais amigável e didático. O que, antes, resumia-se a um agrupamento de dados relevantes, agora oferece maior organização e diversidade de conteúdo”, afirmou Márcio Sena, gerente do Núcleo de Inovação do TCE.
O portal foi integrado com textos informativos sobre educação, saúde, economia, história, geografia, turismo, cultura e lazer de todos os 184 municípios, e do distrito de Fernando de Noronha. A inserção das páginas dos programas Primeira Infância e TCEndo Cidadania, passaram a fazer parte do sistema e terão com atualizações constantes, além disso o acesso direto para a nova plataforma da Ouvidoria do TCE será permitido.
"O Tome Conta é um exemplo do uso eficaz da tecnologia para fomentar a transparência e o controle social. Faz parte da estratégia do TCE se aproximar da sociedade provendo serviços digitais.", comentou Ana Carolina Morais, diretora do Departamento de Tecnologia da Informação.
A página também com facilidade que toda sociedade civil possa monitorar os gastos dos órgãos públicos, entidades do Governo do Estado e instituições aplicam os recursos públicos.
“Monitorar a gestão pública é um direito de todos. Por isso, o Tribunal de Contas de Pernambuco está em constante busca de novas soluções para o fortalecimento da transparência e a construção de uma governança responsável”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos.