covid-19

Futebol na China tem data para voltar após suspensão

A China foi o epicentro da pandemia do novo coronavírus e agora observa queda nos números com o isolamento social

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/03/2020 às 20:33
STR / AFP
O ex-zagueiro italiano Fabio Cannavaro é o técnico do Guanghzou Evergrande. - FOTO: STR / AFP

Epicentro do coronavírus, registrando os primeiros casos no final de dezembro de 2019, a China começa a ver a curva de novos casos cair e, aos poucos, a normalidade parece voltar ao país. Agora, três meses depois, o Campeonato Chinês de futebol já tem data para recomeçar: 18 de abril. A informação é do tabloide britânico Daily Mail.

A temporada deveria ter começado no dia 22 de fevereiro, mas acabou suspensa por causa da propagação da doença. Em fevereiro, no pico de casos no país, chegaram a ser registrados 4 mil novos casos de infecção pelo vírus por dia. No último sábado (14), os chineses encontraram motivos para celebrar com apenas 30 novos casos registrados no dia.

"Tudo está normal. Você pode ver pessoas nos terraços, nos restaurantes, sem máscaras, tudo normal. Há um mês, você não via uma alma na rua. Um dia, indo para a cidade esportiva, não encontrei absolutamente ninguém na rota, apenas um controle policial e uma ambulância", disse o técnico italiano Fabio Cannavaro, do Guangzhou Evergrande, em entrevista ao site espanhol Mundo Deportivo.

Com o retorno do Campeonato Chinês, as delegações das equipes voltam ao país. Os times haviam deixado a China para minimizar os riscos de contágio pelo Covid-19, tendo como destinos a Espanha e Dubai, nos Emirados Árabes, como a equipe do italiano. O risco atual é de contrair o vírus fora do gigante asiático.

Mas, ao voltar, os jogadores, comissão e dirigentes deverão ficar em quarentena por duas semanas, como ordenam as autoridades de Pequim. O objetivo é evitar a recirculação do vírus. Cannavaro explicou como acontece a quarentena. Segundo o técnico, a polícia pode aparecer a qualquer momento nas casas para medir a temperatura e ver se a pessoa segue dentro de casa.

"Se você não está recluso, te deportam. Quando passarmos o período de quarentena, eles farão novas análises e nos fornecerão uma espécie de passaporte para podermos transitar pelas ruas. Agora que venceram o coronavírus, não querem se infectar de novo", emendou Cannavaro. O time do italiano é o atual vencedor do Campeonato Chinês.

Quando a epidemia do coronavírus começou na China, o país se fechou, restringindo viagens, de chegada ou partida. Até esta segunda-feira (16), foram mais de 81 mil casos registrados no país, com mais de 3 mil mortos. Conseguir reduzir os números, se deve, na opinião do italiano, pelo cumprimento das instruções por parte das pessoas.

"Riram muito dos chineses, como se o vírus fosse só com eles e, agora, os chineses venceram a pandemia porque seguiram as instruções das autoridades, fizeram tudo juntos. Ficaram em casa. É o que os outros têm que fazer, ficar em casa. É a única forma de frear a expansão do vírus", completou o capitão do tetra da Itália em 2006.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias