Depois de suspender apenas as competições de base e feminina, a Federação Pernambucano de Futebol (FPF) anunciou também a paralisação do Campeonato Pernambucano da Série A1 2020, no início da noite desta segunda-feira (16). A decisão acontece antes da disputa da última rodada da primeira fase da competição, marcada inicialmente para o dia 25 de março, a quarta-feira da próxima semana. Os cancelamentos das disputas acontecem em razão do novo coronavírus.
- Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230
- Abrigos para idosos no Recife restringem visitas de pessoas com sintomas de coronavírus
- Latam reduz em 70% suas operações aéreas
- Coronavírus: suspenso funcionamento das Academias Recife e da Cidade; prefeito recomenda interrupção temporária das privadas
- Câmara do Recife libera servidores com mais de 60 anos e toma outras medidas em relação ao coronavírus
- Técnico do Flamengo, Jorge Jesus realiza teste e aponta "positivo fraco ou inconclusivo" para coronavírus
- Postos de saúde de Olinda funcionam em horário estendido no mês de março
- Por causa do coronavírus, Arquidiocese de Olinda e Recife pede aos fiéis com mais de 60 anos que evitem missas
- Aulas da rede municipal de Jaboatão estão suspensas a partir de quarta por conta do coronavírus
De acordo com o diretor de competições Murilo Falcão, suspender a competição foi uma resolução da presidência da entidade e não há tempo determinado para o retorno da disputa. No último domingo (15), o jogo entre Santa Cruz e Decisão foi disputado sem público, no estádio do Arruda.
Mais cedo nesta segunda, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Pernambuco solicitou na FPF a suspensão do campeonato estadual e também da Copa do Nordeste, através de ofício. O sindicato pede, de acordo com o presidente Ramón, ex-atacante, a paralisação até que a situação do coronavírus seja resolvida.
"Resta agora saber como será a posição da Liga do Nordeste.Os especialistas todos falam para se resguardar, estar em casa, manter higiene. Dentro do campo, o jogador corre o risco. Não vamos esperar ter aqui. Tanto na capital quanto no interior", emendou Ramón.
Com oito rodadas disputadas, o Santa Cruz lidera o Campeonato Pernambucano com folga, somando 22 pontos, em sete vitórias e um empate. O Salgueiro é o vice, com 16 pontos. Os dois melhores colocados vão direto para as semifinais. Ainda na fase de classificação estão Retrô, Náutico, Sport e Afogados, nesta ordem. O grupo que vai disputar o quadrangular do rebaixamento, pelo menos até agora, tem Central, Petrolina, Decisão e Vitória.
Pernambuco
O Governo de Pernambuco proibiu eventos com a presença de mais de 500 pessoas no Estado por causa da pandemia do Covid-19. No mais recente balanço do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (16), 234 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus no Brasil. A quantidade é o dobro de três dias atrás.
No mundo inteiro, pelo menos 7 mil pessoas morreram da doença. Desde o início da pandemia, mais de 175 mil casos de contágio foram registrados em 145 países.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscra cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários