lendário

Motor do Carrossel Holandês, Cruyff morreu há quatro anos

Um dos maiores de todos os tempos, Johan Cruyff faleceu no dia 24 de março de 2016, em Barcelona

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 24/03/2020 às 20:25 | Atualizado em 25/03/2020 às 11:55
AFP
A Holanda de Cruyff foi uma das seleções debatidas no programa. - FOTO: AFP

Era uma quinta-feira. No dia 24 de março de 2016, o mundo se despediu do gigantesco Johan Cruyff. Vencedor em campo, o holandês enfrentou no fim de sua vida a batalha contra um câncer no pulmão, morrendo aos 68 anos de idade. Nesta terça-feira (24), completam-se quatro anos sem o regente do Carrossel Holandês. Relembre os passos da carreira do ex-jogador:

Nascido em Amsterdã, Cruyff começou na base Ajax. A estreia como profissional aconteceu em novembro de 1964. Dali para a primeira convocação para a seleção holandesa foram dois anos. O primeiro jogo foi em 1966, contra a Hungria. Mas, indisciplinado, passou um ano sem ser convocado.

O futebol de toques rápidos de Cruyff, porém, não o deixaria muito tempo longe da seleção. Foi com ele vestindo a camisa 14 que a Holanda chegou à final da Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, em 1974, deixando pelo caminho seleções como Argentina e Brasil.

Foi no ano anterior àquela Copa que o meia-atacante foi contratado pelo Barcelona, ficando até 1978. Na equipe catalã conquistou a La Liga, em 1974, e a Copa do Rei, em 1978, como jogador. Cruyff ainda passou por equipes norte-americanas, antes de voltar para a Europa, com breve passagem pelo Levante, o retorno ao Ajax e encerrando a carreira no Feyenoord.

Fora oito títulos do Campeonato Holandês pelo Ajax e um pelo Feyenoord, mais seis Copas KNVB, sendo cinco pelo primeiro e uma pelo último. Cruyff tem ainda três Liga dos Campeões, uma Supercopa da Uefa e um título da antiga Copa Intercontinental. Todos pelo Ajax.

Como técnico, o holandês também teve carreira vitoriosa. No Ajax, duas Copas KNVB e uma Taça das Taças. Mas a grande quantidade de troféus veio no Barcelona, local onde se fixou até a morte. Com a equipe, Cruyff foi tetracampeão da La Liga, tri da Supercopa da Espanha, somando ainda uma Copa do Rei, uma Liga dos Campeões, a Supercopa da Uefa e a Taça das Taças.

Johan Cruyff é tido como um dos maiores jogadores de futebol do século XX, ficando atrás apenas de Pelé e Maradona, integrando ainda a seleção de todos os tempos da Copa do Mundo e o time dos sonhos. "De certa maneira, sou provavelmente imortal."

ANIVERSARIANTE

Ironicamente, nesta terça-feira é também o aniversário de 71 anos de Ruud Krol, ex-zagueiro. Dentro de campo, Krol defendeu o Ajax por 12 anos, fazendo 339 jogos e marcando 23 gols, depois teve uma breve passagem pelo futebol canadense, defendendo o Vancouver Whitecaps por 14 jogos.

O lateral seguiu, então, para a Napoli, ficando de 1980 a 1984. Por fim, passou dois anos no francês Cannes, até se aposentar aos 37 anos. Na seleção holandesa, fez 83 jogos e era peça importante também no Carrossel Holandês, chegando às finais das Copas do Mundo de 1974 e 1978, sendo vice nas duas. Na de 1974, na Alemanha Ocidental, integrou a seleção dos melhores da competição, junto com Cruyff. Na edição seguinte, na Argentina, foi o holandês escolhido entre os melhores, junto a Rob Rensenbrink, falecido em janeiro deste ano.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias